Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ouvidoria do TCEMG é destaque no Marco de Medição de Desempenho da Atricon

27/08/2018

Coordenadora da Secretaria da Ouvidoria Patrícia Silva Cortez durante palestra no Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas 2018A Ouvidoria do TCEMG apresentou pontuação máxima no Marco de Medição de Desempenho (MMD), programa desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que mede o desempenho dos Tribunais nas várias áreas que atuam. Com o resultado, a Corte mineira foi convidada a participar da reunião, realizada no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília, dia 14/08/2018 e a participar do projeto 1.2, da Atricon, que tem o objetivo de incentivar a atuação das ouvidorias dos Tribunais de Contas. O conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz e a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Patrícia Silva Cortez, participaram do grupo de trabalho do projeto representando o TCE de Minas.

Um dia antes, 13/08/2018, Patrícia Cortez esteve presente no ISC, ao lado de outros 24 Tribunais, participando do Encontro Técnico das Ouvidorias para debaterem as ações que serão desenvolvidas durante o biênio 2018-2019. O encontro foi presidido pelo conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Pedro Henrique Figueiredo, presidente do Comitê técnico das Ouvidorias, e foi realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Mais participações

O TCEMG também compareceu ao “Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas 2018”, nos dias 23 e 24 de agosto, no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCEAL), em Maceió. O objetivo do evento era promover o intercâmbio de experiências e boas práticas que fortaleçam as corregedorias e ouvidorias do País. A Coordenadora da Secretaria da Ouvidoria do TCEMG, Patrícia Cortez, foi uma das palestrantes que compartilhou seus conhecimentos com os membros e servidores de outros 23 estados brasileiros.

Temas como a importância das Corregedorias dos TCs; Ações para o fortalecimento das Ouvidorias; Atuação das Ouvidorias junto às comissões de licitações municipais; Corregedoria: Importância da Atividade Correicional nos TCs; Corregedoria e Ouvidoria do TCE/AL; e Transformações Jurídicas Relacionadas à Prestação do Serviço após a Lei Federal N°13.460/2017; dentre outros de grande relevância para as atividades dos Tribunais de Contas, foram abordados no encontro.

A presidente do TCE-AL, conselheira Rosa Albuquerque disse que o controle externo no Brasil “tem vivenciado momentos grandiosos, de avanços consideráveis a bem da sociedade, e os Conselhos de Contas não têm medido esforços para atingir patamares alvissareiros cada vez melhores e mais aprimorados, no sentido de garantirem o zelo com a fiscalização da aplicação dos recursos públicos e a participação social nesse processo. Estamos aqui exatamente para discutirmos as melhores experiências; as melhores formas de atuação no sentido de trazer o cidadão cada vez mais próximo dos órgãos de controle e entenderem o importante papel dos Tribunais de Contas”, destacou ela.

Além das palestras, os participantes compartilharam experiências de sucesso praticadas nas corregedorias e ouvidorias de vários tribunais de contas do Brasil. O encontro é uma realização do TCEAL, com apoio da Atricon e do IRB.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação