Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Evento em Cuiabá destaca boas práticas do TCEMG

04/09/2018

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, foi sede para o 1º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo. O evento reuniu 65 experiências de sucesso executadas por diversos tribunais de contas do Brasil e pelo Tribunal Administrativo da República de Moçambique, nos dias 3 e 4 de setembro. O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que foi representado pelo seu presidente, Cláudio Couto Terrão, teve três projetos selecionados para serem apresentados no encontro. O objetivo do evento foi “compartilhar conhecimentos consolidados e com resultados efetivos nas instituições”. Os temas abordados estão relacionados às atividades de auditoria e fiscalização, ao estímulo à transparência e ao controle social e à melhoria da gestão interna dos TCs, em consonância com o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC.

Uma ação destacada foi a criação do Centro de Fiscalização Integrada – Suricato, ferramenta desenvolvida pelo TCE mineiro, que fiscaliza os 11.961 órgãos públicos sob a jurisdição do Estado. Para a analista de controle externo do TCE mineiro, Milena de Brito Alves, “não basta identificar as irregularidades, é preciso acompanhar se elas foram corrigidas e se não houve reincidência” e afirmou que o trabalho com o uso do Suricato possibilitou prevenir danos ao erário no montante de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 630 mil restituídos nas mais de 40 representações instruídas.

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) observou a complexidade de Minas Gerais, que tem o menor município do país, Serra da Saudade, com 836 habitantes e também um dos maiores, Belo Horizonte, com mais de 2,5 milhões de habitantes. A Associação ainda ressaltou a ação do Suricato identifica inconsistências e emite alertas para um olhar mais minucioso dos auditores. O Centro de Fiscalização Integrada – Suricato realiza o cruzamento de dados de sistemas de informações úteis à atividade de fiscalização do TCEMG.

O programa Na Ponta do Lápis também ganhou evidência entre os outros trabalhos, sendo apresentado pela assessora da presidência, Naila Garcia Mourthé, em dois painéis distintos, de Transparência e Controle Social e Educação e Segurança.

O Tribunal de Contas de Minas Gerais também esteve presente no painel Contratações, Parcerias Público-Privadas e Tecnologia da Informação, onde a analista de controle externo, Maira Aparecida Aiko Ikemura, falou sobre o Acompanhamento da concessão Patrocinada do Metrô da Rede Metropolitana de Belo Horizonte – PPP do Metrô RMBH.

O evento foi realizado em uma parceria do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de MT e na Escola Superior de Contas do TCE-MT.

Assista abaixo a entrevista feita com a analista de Controle Externo, Milena de Brito Alves, pelo TCE do Mato Grosso:



Texto: Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Com informação do portal da Atricon