Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe reunião da Rede Sustenta Minas

25/09/2018

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi sede para mais uma reunião da Rede Sustenta Minas. O encontro aconteceu na Sala Ágora, na Central do Suricato, hoje, 25 de setembro. O conselheiro ouvidor, Gilberto Diniz, em nome do Tribunal de Contas, abriu a reunião e deu as boas-vindas a todos os participantes.

Os integrantes se reuniram para encontrar formas de viabilizar compras compartilhadas e sustentáveis entre os órgãos participantes. As instituições vão fazer um levantamento de quais itens podem ser obtidos dessa forma, como papel, café, bens permanentes, para que possa ajustar especificações. A compra compartilhada faz com que o valor final do produto seja mais barato, já que será adquirida uma quantidade maior de produtos.

Outro assunto discutido foi a criação de um credenciamento de empresas que fazem coleta de lixo reciclável para que, ao invés do órgão armazenar até juntar uma grande quantidade, seja feito um acordo para que o caminhão use uma rota que passe nas instituições participantes.

Entre outros assuntos, os integrantes foram apresentados ao Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal), que surgiu há dois anos e foi criado para evitar o desperdício de alimentos. O órgão é ligado ao Instituto CeasaMinas e recupera 15% do que é jogado fora. Os representantes do instituto, Flávio Câmpara e Ricardo Carraval Furtado, explicaram como funciona o processo de recolhimento e qual o destino que é dado aos alimentos. Os participantes da Rede agendaram uma visita ao local no próximo mês para conhecer o projeto.

A Rede foi formada a partir de uma proposta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de criar “cooperação técnica entre os partícipes para o intercâmbio de experiências e informações, mediante a implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando à implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental”. Em dezembro de 2017, diversos órgãos públicos assinaram o Termo de Cooperação Técnica.

Além dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - Renata Péret Motta, Cláudio Dias Ferreira, José Arthur do Nascimento Pena e Rachel Rocha Barbosa de Castro - também participaram da reunião Alexandra Cançado Silva, da Defensoria Pública da União em Minas Gerais; Aline Cardozo e Andréa Borges David, do Ministério Público de Minas Gerais; Ludmilla Ferreira Mendes de Souza, do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais; Flávio Augusto Nennetti Caixeta e Karina Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Janine Macedo Rodrigues da Luz, do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais; Cecília Tereza Costa e Kely Cristina Machado, do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; Maria Edwiges Madeira, da Advocacia-Geral da União de Minas Gerais; Alexandra das Neves Marques e Mário Augusto Lacerda Coelho, do Ministério Público Federal; João Victor Silveira Rezende e Selmara Alves Fernandes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação