Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE conhece programa de integridade em Contagem

05/10/2018

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou ontem, 04 de outubro, uma visita à nova sede da Controladoria, Procuradoria e Secretaria de Fazenda do município de Contagem. O conselheiro presidente, Cláudio Terrão, o conselheiro Durval Ângelo e o assessor Gustavo Vidigal Costa se reuniram com o controlador-geral do município, Weber Dias Oliveira, e a assessora especial da Controladoria Geral, Nicolle Bleme, para conhecerem o programa Selo de Integridade.

Segundo Nicolle, a ideia de elaborar o selo veio da percepção de que “toda a sociedade preza muito pela questão da ética e integridade”. “Os órgãos públicos estão muito voltados para as ações que aferem os programas de integridade das empresas, então criamos requisitos, como se a empresa possui um código de ética, um canal de comunicação e denúncia, se faz treinamentos e capacitações para evitar fraudes, entre outras práticas para avaliar se ela está apta a receber o Selo. Muitas vezes, se a empresa mudar um pouquinho a realidade dela, ela vai conseguir atingir o objetivo do nosso projeto”, afirmou.

As empresas que atingirem as exigências do programa recebem o Selo de Integridade, que pode ser visto como um fator para desempate em um contrato e uma garantia de qualidade da instituição. Os requisitos estão no Decreto 619 e a Portaria 03/18 do município de Contagem.

Weber destacou que mais de 40 empresas, incluindo de outras cidades, como Juiz de Fora e Belo Horizonte, estão participando do processo para receber o Selo de Integridade. “Não estamos restritos a empresas de Contagem, porque, independentemente de onde essa empresa está estabelecida, ela pode participar de uma licitação, por exemplo. Este é outro motivo que fizemos uma plataforma eletrônica, já que qualquer empresa do Brasil pode participar, ele não precisa vir aqui para entregar algum documento. Tentamos fazer com toda transparência possível” garantiu o controlador.

Desenvolvido pelo Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção, o Selo de Integridade rendeu à Controladoria de Contagem o prêmio na categoria “Experiências inovadoras em gestão pública”, no 32º Congresso Nacional de Direito Administrativo, realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina.

O conselheiro presidente parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido e afirmou que os jurisdicionados têm que quebrar o paradigma de que os órgãos de controle externo são inimigos. Para Terrão, eles devem desenvolver projetos juntos.
Também participaram da reunião o procurador-geral do município de Contagem, Marcius Fernando Cunha de Carvalho; o Procurador-Geral Adjunto, Rafael Braga de Moura; o subsecretário adjunto de Fazenda, Armênio Gonçalves Fantini Junior; o prefeito de Contagem, Alex de Freitas; e o assessor da prefeitura, Leonardo Antunes da Conceição.

As empresas interessadas podem se cadastrar até o dia 19 de outubro pelo site www.contagem.mg.gov.br/selointegridade. A entrega dos selos será feita no Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em Contagem em 11 de dezembro.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação