Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE determina devolução de 20 mil reais pela presidente do Instituto Avança Brasil

30/10/2018

O conselheiro Sebastião Helvecio (Foto: Thiago Rios Gomes)


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em sessão realizada hoje (30/10/2018), determinou a devolução aos cofres estaduais do valor histórico de vinte mil reais, devidamente corrigido, por Flaviane Gomes Tiago, responsável por um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Instituto Avança Brasil, órgão que ela presidia em 2011. O Tribunal entendeu que o objeto do Convênio nº 0908/2011 não foi executado.

O processo (nº 1007455) foi aberto depois que o TCE recebeu da Sedese a documentação referente a uma Tomada de Contas Especial instaurada em 2015 para “apurar fatos, identificar possíveis responsáveis e quantificar dano na prestação de contas dos Convênios nº 908/2011 e 1223/2011”. Os dois convênios foram considerados irregulares pelos membros da Primeira Câmara, que aprovaram por unanimidade o voto do relator, conselheiro Sebastião Helvecio, mas somente no caso de um deles “não consta dos autos qualquer documento que atesta a sua execução”.

O Convênio nº 908/2011, assinado em 6/12/2011 e que expirou em 6/12/2012, tinha como objeto a cooperação técnica e financeira através da aquisição de equipamentos e materiais permanentes para área de desenvolvimento social. O TCE também determinou que “com relação ao pedido da Sra. Flaviane Gomes Tiago de parcelamento da importância a ser ressarcida, tal requerimento deve ser realizado junto ao Estado, que é o legítimo credor dos valores a serem ressarcidos”.

A Primeira Câmara também aplicou a ela uma multa de cinco mil reais pela “ausência de prestação de contas formal e falta de comprovação da execução do objeto do convênio”. E determinou a sua intimação por via postal para que, no prazo de 30 dias, contados da ciência da decisão, efetue e comprove o recolhimento do valor devido.

Essa sessão foi a primeira que teve a participação de um dos novos conselheiros substitutos do TCE, ambos empossados na véspera. O novo conselheiro Adonias Fernandes Monteiro participou da sessão, mas não precisou votar esse processo. Ele tornou-se membro fixo da Primeira Câmara, escolhido por sorteio. 


Márcio de Ávila Rodrigues / Coordenadoria de Jornalismo e Redação