Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola da periferia de Ubá recebe o TCEMG

27/11/2018

alunos da EE Dr. Levindo Coelho, Projeto Conhecer nas escolas

 A Igreja Santo Antônio, no bairro Vila Casal, em Ubá (município da Zona da Mata mineira), serve como auditório da vizinha Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, que não conta com este tipo de estrutura. Foi nesse espaço improvisado que os técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentaram aos alunos do 8º e 9º ano a Fábula da Corrupção, para introduzir um tema muito oportuno. Perguntaram: como ser melhores cidadãos? Como cuidar e do que é de todos e fiscalizar, principalmente, a escola? Érica Apgaua, coordenadora de Fiscalização de Editais de Licitação do TCEMG, e Paulo Vicente Guimarães, assessor da Diretoria-Geral, explicaram aos adolescentes sobre as ações do Tribunal de Contas e os convidaram a participar da fiscalização do próprio colégio, por meio do aplicativo Na Ponta do Lápis.

O diretor da Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, Jaderson Perpétuo, recebeu a equipe do TCEMG, acompanhada pelo analista da Superintendência de Educação de Ubá, Árlem Rocha, no dia 23 de novembro. Jaderson falou das dificuldades enfrentadas para acomodar o grande número de alunos, uma vez que o projeto inicial da escola era para atender poucas turmas. Atualmente a escola possui mais de mil alunos matriculados no ensino fundamental, ensino médio e telessala. Segundo o diretor, sua equipe é muito colaborativa e realiza muitos improvisos para contornar os problemas estruturais, como a falta de refeitório, de quadra esportiva, de biblioteca. “Até a sala dos professores funciona num antigo depósito da escola, é um dos nossos puxadinhos”, explicou Jaderson.

O diretor também contou que é filho da comunidade, onde conhece os pais e avós dos alunos e compreende a realidade de cada um. Explicou: “eu tenho vários alunos que a única coisa boa que eles têm é a escola. Tenho alunos que veem à escola para merendar, então sem almoço eles não podem ficar, por isso evitamos fazer merendas doces”. Jaderson se mostrou muito confiante ao saber das ações do Tribunal de Contas em favor da educação e disse que agora as coisas vão “deslanchar”.

A visita à escola Dr. Levindo Coelho faz parte do Projeto Conhecer nas escolas, em conjunto com o Programa Na Ponta do Lápis, e tem como objetivo promover a aproximação entre alunos, comunidade, direção escolar, gestores e Tribunal de Contas, além de incentivar o controle social dos serviços públicos.

Para ver as fotos, clique aqui

Alda Clara

Fotos: Thiago Rios