Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Controle da educação pelo TCEMG é reconhecido durante Encontro em Florianópolis

29/11/2018

Cláudio Terrão , presidente do TCEMG fez o discurso de encerramento do workshop (Foto: Henrique Quites)

O programa Na Ponta do Lápis foi apresentado, na manhã de hoje (29/11), na oficina Controle Externo na Educação, que integra a programação do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, capital catarinense. A exposição ficou a cargo da pedagoga Naila Garcia Mourthé, também coordenadora do programa, pelo qual o Tribunal de Contas mineiro (TCEMG) priorizou o controle externo da educação pública, no biênio 2017/2018. O idealizador do programa, presidente Cláudio Terrão, fez o discurso de encerramento do workshop.

A pedagoga Naila Garcia Mourthé (Foto: Henrique Quites)A oficina Controle Externo na Educação apresentou ainda experiências desenvolvidas por outros cinco tribunais de contas na área, com o objetivo de construir um espaço de apresentação de boas práticas e de troca de experiências dos tribunais de contas acerca da atuação no controle externo da educação. Os presentes acompanharam as exposições “Projeto TCE Educação: a atuação no controle externo da educação (TCE/SC)”, “Plano Estadual de Educação: das estratégias para as metas, identificando entregas e responsáveis (TCE/BA)”, “Auditorias na área do transporte escolar e monitoramento da Meta 3 do PNE (TCE/CE)”,  “Programa de visitas às escolas (TCM/RJ)”, e “Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (TCU)”. O evento foi promovido pelo Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa, em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina.

O Encontro de TCs é realizado entre os dias 28 e 30 de novembro. O tema desta edição é “O futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”.  O encontro é organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas de Santa Catarina, com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

(Com informações da Presidência do TCEMG)