Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Impactos do teletrabalho no Tribunal de Contas

07/12/2018

Servidora do TCE em Home Office
O Relatório trimestral de apuração do cumprimento das metas pactuadas no Teletrabalho , relativo aos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, foi submetido à apreciação do Comitê Gestor do Home Office, na reunião realizada no dia 13/11/2018. Em geral, o Comitê entendeu que os resultados alcançados pelas unidades do Tribunal de Contas foram excelentes. Destaca-se também que, na visão do Comitê Gestor, o impacto do Teletrabalho nas atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi extremamente positivo, pois contribuiu para a motivação, a retenção de servidores que se encontravam em condições de aposentação, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade das análises técnicas. 

O ótimo desempenho dos servidores das coordenadorias que integram o Teletrabalho, em termos percentuais, pode ser verificado nos dados constantes da tabela e no gráfico abaixo, que retrata a meta trimestral alcançada.
 
 
O que se verifica dos dados acima mencionados é que, em geral, as metas foram alcançadas e, em alguns casos, foram até mesmo ultrapassadas, o que demonstra um aumento da produtividade dos servidores que aderiram ao Teletrabalho. As coordenadorias que não cumpriram a meta apresentaram justificativas relacionadas à alta complexidade dos processos analisados, os quais necessitaram de um tempo maior para a análise. Por esta razão, ainda que o desempenho não tenha sido de 100%, o Comitê Gestor entendeu prudente considerar que, nestes casos, também poderia ser considerada cumprida a meta. 

É importante destacar ainda que o trabalho nessa modalidade contribuiu, sobremaneira, para a redução dos estoques de processos da unidade OTIMIZAR que, no início do projeto era de 1.417 (hum mil quatrocentos e dezessete) processos e, atualmente, passou a ser de apenas 51 (cinquenta e um) processos.

Diante do êxito do Projeto Piloto de Home Office, foi aprovada, em sessão plenária no dia 31/10/2018, a Resolução nº 18/2018, a qual institucionalizou o Teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado Minas Gerais. Cumpre informar que o inteiro teor do normativo encontra-se disponível para acesso no endereço eletrônico http://tclegis.tce.mg.gov.br/Home/Detalhe/1139478