Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ribeirão das Neves tem licitação de 32 milhões de reais suspensa

07/02/2019

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) referendou, hoje (7/2/2019), a suspensão da Concorrência Pública nº 005/2018, promovida pela prefeitura de Ribeirão das Neves, cidade situada na região metropolitana de Belo Horizonte. A licitação era para o “registro de preço visando à realização de serviços de urbanização de vias, compreendendo rede de drenagem pluvial, contenção, terraplanagem, pavimentação poliédrica, gabião, tapa buraco e obras complementares no município”. A decisão monocrática do relator, conselheiro Wanderley Ávila, foi referendada pelos demais membros do colegiado (processo nº 1.058.543). O processo licitatório tinha valor estimado em 32 milhões de reais.

O assunto chegou ao TCE por meio de uma denúncia. Após análise técnica, em caráter de urgência pois os envelopes já haviam sido abertos, foi verificado que as exigências de declaração de propriedade de usina de asfalto com localização definida e a declaração de compromisso de terceiros eram irregulares. Os responsáveis foram intimados pelo Tribunal, corrigiram os itens e depois solicitaram a publicação de novo edital “por se tratar de serviços de extrema necessidade para a municipalidade”.

Após nova análise técnica, o TCE apurou que a adoção do sistema de registro de preços e o critério de julgamento adotado (menor valor global) possuíam indícios de irregularidades. O relator explicou em seu voto que a continuidade da licitação nessas condições poderia trazer “vultosos prejuízos aos contratantes” pela “impossibilidade de se  padronizarem os serviços de engenharia necessários à execução do objeto”. Ele acrescentou que o sistema de registro de preços não é destinado a “obras que não apresentam características simples e uniformes”.

Os responsáveis não devem cometer qualquer ato relativo à contratação, sob pena de multa de R$ 5 mil, e devem publicar a suspensão no prazo de dois dias.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação