Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG apresenta melhorias de desempenho alcançadas em 2018 no MMD/QATC

14/02/2019

Presidente Terrão (centro), durante sessão plenária (Foto: LG Ribeiro/CJR)

Na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), realizada nessa quarta-feira, 13 de fevereiro, o presidente Cláudio Terrão fez a prestação de contas do Plano de Ação executado em 2018, decorrente da Avaliação de Desempenho 2017 do TCEMG na metodologia do Marco de Medição de Desempenho (MMD) do programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), concebido pela Atricon. 

Cláudio Terrão observou que o “Plano de Ação contém ações de curto, médio e longo prazo necessárias à melhoria do desempenho do Tribunal, sendo possível realizar, nesse momento, a apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos executáveis em curto prazo”. Em seguida, descreveu as melhorias implantadas relativas a 10 indicadores de desempenho.

Conheça as ações

- QATC 01 (Composição, Organização e Funcionamento dos Tribunais de Contas): a minuta do projeto de lei complementar que pretende alterar a Lei Orgânica deste Tribunal, a fim de permitir que os conselheiros-substitutos tenham assento no Pleno e relatem processos de todas as naturezas, aprovada pelo Pleno em 27/06/18, encontra-se na Assembleia Legislativa, tendo gerado o Projeto de Lei Complementar nº 80/2017, em tramitação.

- QATC 03 (Código de Ética): o projeto de resolução instituindo o código de ética para os membros do Tribunal foi autuado sob n° 1046774, encontrando-se em tramitação nesta Casa.

- QATC 05 (Corregedoria): está em tramitação a proposta de resolução, autuada sob o nº 911931, que regulamentará o Processo Administrativo Disciplinar no âmbito desta Casa, bem como a utilização do Termo de Ajustamento de Conduta.

- QATC 08 (Gestão de Pessoas): foram finalizados o dimensionamento prévio da necessidade de pessoal, por unidade, e o mapeamento de competências, definindo os perfis de competências para todas as unidades do Tribunal. Foi instituída, ainda, sistemática de lotação e movimentação interna de servidores, a qual verifica a compatibilidade das competências do servidor com os requisitos do cargo, conforme perfil pré-definido. Isso permitirá que a lotação dos servidores aprovados no último concurso ocorra de acordo com as novas práticas de gestão de pessoas.

- QATC 12 (Informações Estratégicas para o Controle Externo): em relação às atividades de inteligência foi implantada ferramenta de auditoria para registrar todos os acessos, bem como foram criados usuários para cada servidor com as devidas permissões, que serão concedidas de acordo com a necessidade. O acesso ficou restrito no computador que o servidor utiliza para as atividades diárias. As competências necessárias à área de inteligência serão abordadas no programa de capacitação dos novos servidores, elaborado pela Escola de Contas em conjunto com a Diretoria de Gestão de Pessoas.

- QATCs 16 (Plano de Auditoria e Gestão da Qualidade), 17 (Fundamentos de Auditoria de Conformidade), 18 (Processo de Auditoria de Conformidade) e 19 (Fundamentos de Auditoria Operacional): foram realizados estudos sobre as normas nacionais e internacionais aplicáveis aos procedimentos e práticas de gestão e avaliação da qualidade das auditorias, bem como elaborada proposta a ser submetida ao Comitê de Auditoria para fins de utilização nas auditorias realizadas a partir de 2019. O layout da página do Projeto Auditar foi reformulado, incluindo a plataforma de gestão de conteúdo, sendo também incluídas uma página de notícias e de boas práticas. Constarão, ainda, na página do Auditar, as ações de divulgação e compartilhamento das orientações de auditoria já existentes. Foram especificados os documentos e relatórios de auditoria de conformidade no sistema Focus, estando a implantação prevista para o primeiro semestre de 2019.

- QATC-27 (Comunicação com a Mídia, Cidadãos e Organizações da Sociedade Civil): os relatórios de auditoria passaram a ser disponibilizados no DOC após a publicação do acórdão. Diversas notícias dos principais relatórios, como, por exemplo, das auditorias operacionais, passaram a ser divulgados de forma a tornar mais fácil a compreensão para os cidadãos. O Plano de Comunicação com a Mídia foi instituído, tendo como indicadores os levantamentos de notícias positivas e negativas no clipping. Também foi introduzido o procedimento de contagem de acessos às notícias sobre decisões do Tribunal no Portal, criando um mecanismo de aferição da divulgação das decisões na página da Internet. Em janeiro de 2019, a Escola de Contas iniciou um curso de controle externo para os jornalistas da Diretoria de Comunicação. Foi elaborado o Plano de Comunicação do TCEMG. A Diretoria de Comunicação realizou sondagens junto aos públicos interno e externo para avaliar a efetividade da divulgação de informações, sendo que o resultado da sondagem interna teve o resultado divulgado na intranet e o resultado obtido na sondagem do público externo, objeto da contratação de empresa específica, foi apresentado à Presidência e à Casa no dia 13/02/19, podendo servir referência para o plano de comunicação do próximo biênio.

 

João Cerqueira / CJR