Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe encontro do CTE-IRB e do "Projeto OCDE-TCU-TCs"

21/03/2019

Apresentação do Projeto OCDE-TCU-TCEs - Foto Lucas Borges

Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de tribunais de contas de nove estados brasileiros se reúnem, na sede do TCEMG, entre hoje e amanhã (21 e 22/03/2019), para discutirem sobre o “Projeto OCDE-TCU e TCs – Aprimorando o Controle Externo de Políticas e Programas Públicos Descentralizados” e para a primeira reunião em 2019 do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB). A abertura do encontro foi na manhã desta quinta-feira (21/03), na Sala Ágora, e contou com a presença do presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, do conselheiro do TCEMG, Cláudio Terrão, do conselheiro Cézar Miola, presidente do CTE-IRB, e da secretária de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do TCU, Vanessa Lopes de Lima.

O presidente do TCEMG, Mauri Torres, fez a abertura do encontro. “Que tenhamos reuniões produtivas ao longo destes dois dias. Neste encontro, tomaremos decisões que podem impactar positivamente na gestão pública e, em consequência, na vida da população como um todo”.

O conselheiro Cézar Miola, presidente do CTE-IRB, destacou os trabalhos do comitê em 2018, visando aperfeiçoar as ferramentas de controle. “Desenvolvemos estudos e propusemos medidas capazes de induzir o atendimento das metas e estratégias dos planos de educação em âmbito nacional, estaduais e municipais. Destaco, entre eles, a importância das discussões acerca do novo Fundeb, visando à otimização da distribuição dos recursos para minimizar as desigualdades entre os municípios”.

Para a secretária do TCU, Vanessa Lopes de Lima, que assumiu as funções de controle externo da Educação, da Cultura e do Desporto no tribunal recentemente, “os debates acerca do controle da governança e de políticas públicas descentralizadas são fundamentais para definirmos mecanismos claros de fiscalização, controle e monitoramento da educação nos ambientes públicos”.

Apresentação do Projeto OCDE-TCU-TCEs

A auditora federal do TCU, Renata Carvalho, fez uma explanação do “Projeto OCDE-TCU e TCs – Aprimorando o Controle Externo de Políticas e Programas Públicos Descentralizados”. Trata-se de um acordo de cooperação técnica que envolve o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e nove tribunais de contas estaduais para o aperfeiçoamento de políticas e programas destinados ao avanço do controle externo brasileiro, com o apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“O projeto de governança multinível inicialmente vai se desenvolver no âmbito de educação. Queremos melhorar a atuação do sistema de controle externo brasileiro por meio do desenvolvimento de uma estratégia de controle coordenada. Neste encontro, além de apresentar relatórios do que já foi feito, vamos definir o cronograma e próximos passos do projeto”.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico -OCDE – com sede em Paris, é uma organização internacional composta por 36 países, cujo objetivo é promover políticas que visem ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar social. O combate à corrupção e à evasão fiscal são alguns dos temas que fazem parte da agenda da instituição, que já obteve resultados positivos em alguns países nessa área.

 

Lucas Borges/Coordenadoria de Jornalismo e Redação