Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Personalidades indicadas pelo TCEMG recebem Medalha da Inconfidência

22/04/2019

Conselheiro substituto Adonias Monteiro e o diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga.  Foto: Divulgação
Os conselheiros substitutos do TCEMG, Adonias Monteiro e Victor Meyer, a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG), Elke Andrade Soares de Moura, o diretor-geral do Tribunal, Marconi Braga, e o presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, foram agraciados com a Medalha da Inconfidência em 2019. As indicações foram feitas pelo presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres. A entrega da comenda foi realizada neste domingo (21/04/2019), em Ouro Preto. Após cerimônia na Praça Tiradentes, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entregou as medalhas no Centro de Artes e Convenções da Ufop.
 
Procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG), Elke Andrade Soares de Moura – Foto: Marco EvangelistaA Medalha da Inconfidência, entregue no dia que lembra a morte de Tiradentes, é uma homenagem a pessoas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Mantendo as tradições do dia 21 de abril, o governador do Estado decreta a transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto, onde ocorre a cerimônia. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897. 
 
Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A procuradora-geral do MPCMG, Elke Andrade, recebeu a Medalha de Honra, enquanto Adonias Monteiro, Victor Meyer, Marconi Braga e Julvan Lacerda foram agraciados com a Medalha da Inconfidência. O Grande Colar foi entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que não compareceu à cerimônia por outros compromissos previamente agendados.
 
Entre os homenageados, estão membros do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Minas Gerais que atuaram no resgate de vítimas em Brumadinho, na Grande BH, após o rompimento da barragem da Vale, além da professora Helley de Abreu – que morreu ao tentar salvar crianças do incêndio criminoso em uma creche em Janaúba, na Região Norte do estado, em 2017. Neste ano, foram 30 agraciados com a Grande Medalha, 52 com a Medalha de Honra e 43 com a Medalha da Inconfidência.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação