Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG e Secretaria de Saúde de BH discutem processos de compras de remédios

03/05/2019

Técnicos do TCEMG e representantes da PBH discutem melhorias na compra de remédios

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCEMG) se reuniram, nesta sexta-feira (03/05/2019), com servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Controladoria Geral do Município (CTGM) de Belo Horizonte, na sede da CTGM. O objetivo da reunião foi conhecer os processos de aquisição de medicamentos por parte da SMSA e discutir alguns pontos visando a melhoria da gestão dos recursos públicos na área.

A coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental de Belo Horizonte, Denise Delgado, destacou a importância de encontros como esse. “Queremos nivelar conhecimentos e trabalhar para melhorar a gestão dos recursos públicos, numa área tão sensível à população: a saúde pública. Fizemos aqui o Tribunal exercer seu papel didático, pedagógico, bem como de controle externo”.

A subsecretária de Orçamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Saúde, Fernanda Girão, mostrou-se satisfeita com a metodologia. “Somos os principais interessados em trabalhar em comunhão com o controle externo. Na atual gestão, defendemos a criação de boas práticas e modelos que organizem e sistematizem o trabalho. Precisamos unir forças para melhorar o sistema de saúde pública”.

Durante a reunião, o corpo técnico da SMSA apresentou os processos de aquisição de medicamentos, como quais remédios devem ser comprados, quantidade, controle de estoque, demandas inesperadas, logística e cumprimento de tabelas de valores do SUS e da Anvisa. As demandas judiciais, quando algum munícipe consegue uma decisão judicial obrigando que o município conceda determinado medicamento ao paciente, também foram discutidas no encontro.

O analista de controle externo do TCEMG, Rui Barreto de Sousa, apontou divergências em relação à gestão de recursos em exercícios anteriores, buscando informações também das atuais práticas. “Importante tentar esclarecer possíveis incorreções anteriores, que serão formalizadas pelo TCE à secretaria nos próximos dias. Buscamos também alinhar novas práticas de gestão para garantir a melhor aplicação dos recursos públicos”.

Participaram da reunião, ainda, o procurador municipal Hércules Guerra, atualmente responsável pelo departamento jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, e servidores da SMSA e da CTGM.

Ações de controle externo

Na última semana, servidores da Coordenadoria de Avaliação da Macrogestão Governamental de Belo Horizonte, do SICOM e de diversas secretarias da prefeitura da capital se reuniram, na sala de videoconferência do TCEMG, para discutir sobre apontamentos relacionados ao arquivo Conge do SICOM, criado para atender à necessidade de promoção de ações de fiscalização assertivas e baseadas em critérios objetivos de convênios, acordos e instrumentos congêneres, respectivas prestações de contas e eventuais processos de Tomadas de Contas.

A reunião, na qual foram pactuadas alterações no SICOM a fim de atender à dinâmica de declaração das informações a cargo do município, serviu como uma interlocução produtiva entre os controles externo e interno, com foco no acompanhamento dos repasses, no efetivo cumprimento dos objetivos firmados nos planos de trabalho, incluindo as inovações trazidas pela Lei n. 13019/2014 (Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil - MROSC), bem como das Tomadas de Contas Especiais instauradas ou a instaurar.

Participaram deste encontro representantes da Controladoria Geral do Município, da Secretaria Municipal de Saúde, da Procuradoria Geral do Município, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da PRODABEL (Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte SA) e da Subsecretaria de Administração e Logística.

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação