Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Arquivo Conge do Sicom é tema de encontro entre TCEMG e a Secretaria de Assistência Social de BH

20/05/2019

Foto: da esquerda para direita: Igor de Oliveira, José Clemente, Afonso Nunes, Leandro Sifuentes, Helia Bissoli, Denise Delgado, Rejane Colini e João Henrique Medeiros

Gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC-PBH) receberam uma equipe da Coordenadoria de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental de Belo Horizonte (CfamgBH), na tarde do dia 16/05, para uma apresentação dos procedimentos relacionando à Lei Federal 13.019/2014 ao arquivo Conge, do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom). Essa lei trouxe inovações no regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil e foi posteriormente modificada pela Lei Federal 13.204/2015.

O arquivo Conge do Sicom, elaborado em parceria com a CfamgeBH, tem a finalidade de permitir o controle dos repasses ocorridos por meio de convênios, acordos e instrumentos congêneres e promover as ações de fiscalização com base em critérios objetivos.

Na reunião, foram tratados temas como o processo de seleção, formalização, monitoramento e avaliação das 126 parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) - entidades de direito privado e fins públicos - que executam serviços relacionados às casas de apoio à criança e ao idoso, entre outros serviços.

Representaram a CfamgBH a coordenadora  Denise Maria Delgado e os servidores Hélia Noêmia Alves Bissoli, João Henrique Medeiros e José Clemente Maria Ferreira Santos. A secretaria municipal foi representada pelo subsecretário de Assistência Social, José Crus, pelos diretores Afonso Nunes da Cruz Neto (Planejamento, Gestão e Finanças), e Igor Oliveira Viana (Administração), além dos funcionários Leandro Sifuentes Paulino (GGPAR) e Rejane Colini (Gerência de Relação com o Controle Externo).