Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Fórum de Educação de Belo Horizonte se reúne no TCEMG

22/05/2019

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

Na noite de ontem (22/05), o auditório Simão Pedro, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, recebeu representantes do Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte para mais uma reunião com objetivo de acompanhar a execução das metas previstas no Plano Municipal de Educação – PME. Estiveram presentes no encontro membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Comitê de Mobilização Social pela Educação; Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública Municipal de BH (SindUTE); Secretaria Municipal de Educação (SMED); Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial (Dpir); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime); e a secretária executiva, Vanessa Márcia da Cunha.

Desde a criação do Fórum, o TCE vem desenvolvendo uma metodologia para o acompanhamento das metas. De acordo com a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, “o desejo do Tribunal é se aproximar cada vez mais da sociedade para um acompanhamento mais efetivo da política pública de educação”. O TCE possui cadeira cativa no Fórum desde sua criação ao lado de outros 58 membros titulares e suplentes que fazem parte de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade, com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação municipal.

O Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte foi instituído no Plano Municipal de Educação (o PME, aprovado pela Lei 10.917/2016). Tem como objetivos elaborar e divulgar avaliações periódicas sobre o alcance das metas e estratégias previstas no PME e propor políticas públicas para assegurar a implementação dessas estratégias e o cumprimento das metas. O Fórum recebe suporte técnico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação, a fim de assegurar o seu pleno funcionamento.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação