Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal Pleno homologa primeiro TAG do Projeto Receitas

22/05/2019

Foto: Thiago Rios Gomes
O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) homologou, hoje, 22 de maio, durante sessão plenária, o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com a Prefeitura de Augusto de Lima. O acordo já havia sido aprovado pela Segunda Câmara, no mês passado. O objetivo do TAG é adequar a estrutura legislativa, física e organizacional da administração tributária do município, visando melhorar a arrecadação de recursos próprios da prefeitura, com o aprimoramento da fiscalização tributária.
 
O TAG foi assinado entre o relator do Processo nº 1.047.670, conselheiro Wanderley Ávila, representando o TCEMG, e o prefeito de Augusto de Lima, João Carlos Batista Borges, representando o município. Nele, constam uma série de metas e prazos que o executivo municipal se compromete a cumprir. O TAG tem vigência total de 360 dias, sendo que cada uma das 29 metas possui prazos específicos para cumprimento.
 
Cabe ao município informar ao TCEMG cada meta realizada. Caso ele não cumpra as obrigações assumidas na assinatura do TAG, este será rescindido, cabendo ao TCEMG a aplicação de punições e multas ao gestor municipal. O TAG com a Prefeitura de Augusto de Lima foi o primeiro de receita tributária aprovado e homologado pela Corte de Contas.
 
Portal
 
O Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) é uma das etapas do Projeto Receitas, que visa dar condições para que os municípios arrecadem melhor. A página do projeto na internet, o Portal Receitas, lançado no início de abril, é um espaço que busca a eficiência na gestão das receitas municipais, construindo possibilidades para que as prefeituras tenham mais eficácia na arrecadação, bem como serve para que o cidadão tenha conhecimento da eficiência da gestão municipal.
 
Ele surgiu a partir da realidade de crise econômica dos municípios e queda brusca na arrecadação própria. O projeto induz melhores práticas de gestão, potencializando a arrecadação de recursos próprios, diminuindo a dependência dos repasses estaduais e federais.
 
Para acessar o Portal Receitas, clique em https://receitas.tce.mg.gov.br/
 
Coordenadoria de Jornalismo e Redação