Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de encontro da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado

28/05/2019

Foto: Karina Camargos Coutinho

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou, na manhã de hoje (28/5/2019), do Encontro de Capacitação para Presidentes e Encarregados de Tesouraria da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). O evento ocorreu no auditório da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado na rua Goiás, no Centro da capital mineira.

O conselheiro ouvidor do TCEMG, Durval Ângelo, e toda a equipe da Ouvidoria estavam presentes no encontro. Durval explicou que o papel da Ouvidoria no encontro era o de ouvir sugestões e esclarecer as dúvidas dos participantes. A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCE também estava presente para avaliar a demanda por cursos de capacitação. O coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Henrique Quites, acompanhou a reunião.

Foto: Karina Camargos CoutinhoDurval Ângelo abriu o encontro dizendo que tinha duas "notícias ambivalentes" para dar. Uma era de que já chegava a 55 o número de assassinatos dentro da cadeia de Manaus. “Esse retrato de Manaus é o retrato da situação carcerária do nosso país”, lamentou. A outra, a boa notícia, era a de que várias APACs estavam sendo inauguradas pelo país.

O analista de controle externo do TCEMG, Gustavo Vidigal, fez uma palestra sobre as prestações de contas pelas APACs. “Estou aqui para aprender com vocês. O Tribunal de Contas precisa se aproximar mais do Terceiro Setor. O principal objetivo desse encontro é a reaproximação ou a aproximação efetiva com vocês”, afirmou Vidigal.

O coordenador da Ouvidoria do TCEMG, Gustavo Terra, deu as boas-vindas aos participantes e disse que a Ouvidoria estava à disposição para receber demandas e sugestões. Ele apresentou o material informativo da Ouvidoria.

A APAC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade jurídica próprios e tempo de duração indeterminado. O TCE julga as prestações de contas de aproximadamente 40 convênios de APACs.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social