Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas de Minas Gerais recebe missão da Agência Francesa de Desenvolvimento

07/06/2019

O francês Jacques Olivier (à dir.); a francesa Sophia Hanaizi, o argentino Carlos Pincemim e o tradutor - Foto: Karina Camargos Coutinho

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu, na manhã de hoje (7/6/2019), uma equipe técnica da Divisão de Avaliação de Risco de Crédito da Agence Française de Développement (a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD). A agência é uma instituição financeira que acompanha os riscos de investimentos dos seus parceiros, buscando entender os elementos da situação econômica, financeira e política de cada país. Os franceses Sophia Hanaizi e Jacques Olivier, e o argentino Carlos Pincemin vieram ao TCEMG para conhecer o quadro institucional, econômico e financeiro atual e futuro do Estado de Minas Gerais. Eles consideraram que o Tribunal de Contas é o órgão estadual responsável pela análise e gestão dos recursos públicos estaduais e municipais e, por isso, a visita. Além do TCEMG, eles irão se reunir também com a Secretaria de Fazenda e a Secretaria do Planejamento e Gestão Estadual.

Foto: Karina Camargos CoutinhoOs estrangeiros se reuniram com os técnicos do TCE de Minas, no Salão Nobre da Presidência, para compreender como são realizadas as auditorias sobre as contas do Estado, a temporalidade dessas auditorias, o processo de aprovação e, sobretudo, o papel do Tribunal de Contas mineiro na fiscalização do governo do Estado e controle do endividamento. A superintendente de Controle Externo, Flávia Alice; a diretora de Controle Externo dos municípios (DCEM), Simone Reis; a diretora de Controle Externo do Estado (DCEE), Roberta Raso; a coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental do Estado (CFAMG), Délia Villani; e os analistas de Controle Externo Heloísa Helena, José Francisco Vieira, Paulo Bese e Regina Lopes estavam presentes no encontro.

De acordo com a Agência, no período de 3 a 11 de junho, eles irão passar pelas capitais Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.


Por Karina Camargos Coutinho | Texto e fotos | Coordenadoria de Jornalismo e Redação