Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG capacita servidores estaduais sobre remessa de dados das folhas de pagamentos

18/06/2019

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais realizou uma capacitação para servidores responsáveis pela remessa de dados da folha de pagamento de órgãos do governo estadual, nesta segunda-feira (17/06), na Cidade Administrativa. Técnicos do Tribunal apresentaram os sistemas utilizados (CAPMG e SICOM), informaram prazos para a remessa de dados e solicitaram que os servidores esclareçam acerca das notificações de indícios de irregularidades nas acumulações de cargos e remunerações, feita pelo TCEMG, após realização de malha eletrônica de fiscalização nas folhas de pagamento do governo estadual em novembro de 2017.

A capacitação foi realizada devido às mudanças no envio dos dados das folhas de pagamentos dos órgãos estaduais ao TCEMG. Até o final de junho deste ano, o envio é feito exclusivamente pela Secretaria de Estado da Fazenda. A partir do próximo mês, cada unidade administrativa do estado fará o envio das informações referentes ao seu órgão.

A servidora do TCEMG, Ornella de Oliveira, fez a apresentação inicial e expôs as principais responsabilidades dos servidores do Estado. “É importante que agilizem a remessa dos dados das folhas de pagamento mensalmente ao tribunal por meio do Sicom. Para isso, é fundamental que todos os órgãos façam o cadastro dos responsável e dos usuários, que enviarão as informações mensalmente. Além disso, solicitamos também que cada órgão faça o acompanhamento, no CAPMG, dos indícios de irregularidade apontados pela malha eletrônica de acúmulo de cargos, realizada pelo TCEMG em novembro de 2017, prestando esclarecimentos e buscando as resoluções dos casos”.

A servidora do TCEMG, Ornella de Oliveira, fez a apresentação inicial aos servidores do Estado

Rosângela Antunes Fonseca, diretora de Fiscalização de Atos de Pessoal, reforçou que a emissão das informações deve ser feita com zelo e critério. “Nos casos de remunerações indevidas ou irregulares, o servidor pode ser condenado a devolver ao erário os valores recebidos. Por isso, cada servidor deve sempre se atentar a isso, conferindo as informações e buscando resolver possíveis irregularidades o mais breve possível”.

O secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Cláudio Fernandes, ressaltou a importância de uma boa gestão das folhas de pagamento no controle dos gastos públicos. “Todos somos sabedores da crítica situação fiscal do estado. E o principal item de despesas está justamente na folha de pagamento. Precisamos reforçar os mecanismos de controle para garantir que não exista gastos irregulares ou desnecessários. Isso está incluído no plano de recuperação financeira do estado de Minas Gerais”.

Representando a Controladoria Geral do Estado, a servidora Luciana Nogueira reforçou a importância do controle interno dos órgãos com a folha de pagamento. “Importante que cada órgão siga rigorosamente as instruções do TCEMG, com atenção ao cumprimento dos prazos. Estamos trabalhando na CGE para criar mecanismos fortes de controle nas folhas de pagamento”.

Os servidores das áreas de tecnologia do TCEMG, Alcimar Bonomi e Ricardo Almeida, apresentaram os sistemas eletrônicos da Corte de Contas, como o Sistema de Gestão de Identidades – SGI e o Sistema Informatizado de Contas dos Municípios – Sicom, fazendo um passo a passo para que os servidores estaduais se familiarizem com as ferramentas.

Cabe ressaltar que as informações das folhas de pagamentos dos órgãos estaduais são sistematizadas pela Prodemge (empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais). Caberá a cada órgão enviar os arquivos gerados para o TCEMG, via sistemas eletrônicos.

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação