Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Alunos de Chiador visitam o TCEMG por meio do Projeto Conhecer

26/06/2019

(Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Alunos do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ-MG), do município de Chiador (MG), viajaram por mais de 4 horas para viverem uma tarde (26/06) de visitação e aprendizado no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) por meio do Projeto Conhecer. Os adolescentes, acompanhados pelo presidente da Câmara de Vereadores do Município de Chiador, Anderson Luiz Neves Vieira, e pela coordenadora do PJ, Beatriz Silva Xavier, conheceram um pouco mais sobre as atribuições e história da Corte mineira e visitaram os seus quatro prédios.

O estudante Paulo Vinícius falou sobre a experiência de visitar o TCEPara o estudante do 2º ano do ensino médio, Paulo Vinícius, a visita ao Tribunal de Contas proporcionou uma tarde de conhecimentos. “São informações que nossa juventude não tem muito interesse e estar aqui desperta essa curiosidade, podemos nos aprofundar mais em certos assuntos e entendermos melhor o que acontece nos órgãos que cuidam dos nossos munícipios e Estado”, garantiu o adolescente. O estudante lembrou ainda que graças ao projeto Parlamento Jovem Minas eles tiveram a chance de vir a Belo Horizonte conhecer pessoalmente o TCEMG.
 
Os jovens assistiram duas palestras oferecidas pelas analistas de controle externo do TCEMG, Gabriela Guerra e Luciana Raso, no miniauditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. Gabriela falou sobre o surgimento dos Tribunais de Contas no Brasil até as suas principais competências, identidade organizacional e estrutura do órgão. Já Luciana destacou o papel da Ouvidoria do Tribunal explicando desde o conceito básico até o papel desempenhado pelo setor que pode ser o elo entre o cidadão e a Instituição.
 

O presidente da Câmara dos Vereadores de Chiador parabenizou o TCE pelo Projeto Conhecer

Anderson Luiz Neves Vieira, mais conhecido por todos na cidade como “Russo”, enalteceu a iniciativa do presidente anterior a ele, Gilmar Xavier, por levar o “Parlamento Jovem Minas” para o município de Chiador e, ainda, parabenizou o Tribunal por proporcionar essa visita aos seus alunos. “O nosso projeto tem o intuito de formar bons cidadãos e apresentar para esses jovens um pouco de como funciona os poderes executivo, legislativo e judiciário. Vir até o Tribunal de Contas talvez fosse algo que eles nunca imaginavam e aqui eles podem entender melhor como muitas coisas do nosso Estado funcionam. É uma oportunidade única. ”, afirmou.
 
Após a palestra os alunos seguiram para a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato. Lá, a servidora Ana Paula Gonçalves de Carvalho apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala de Situação do Centro. Ela também apresentou a Sala de Ideias e a Sala Ágora para os jovens. Em seguida eles foram até a Casa dos Contos, orientados pela cerimonialista da Coordenadoria de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG Helen Soares de Paula, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da exposição permanente. A visita foi encerrada no plenário.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação