Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG alcança 100 mil processos eletrônicos de atos de pessoal

03/07/2019

Presidente Mauri Torres (Imagem de TV TCE/Márcio Wander)

O presidente Mauri Torres levou ao conhecimento do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira, 3 de julho, a marca alcançada pelo Tribunal de Contas mineiro ao tramitar mais de 100 mil processos eletrônicos das naturezas aposentadoria, reforma e pensão, considerados regulares pelas críticas do sistema de Fiscalização de Atos de Pessoal (Fiscap), até o final de junho.

 

“Dos 102.351 processos autuados nessa condição, conforme dados extraídos do Sistema de Gestão e Administração de Processos (SGAP), em 01/07/19, 98,65% já se encontram devidamente registrados e arquivados. Os demais aguardam apenas a assinatura dos respectivos relatores para publicação da decisão monocrática e posterior arquivamento”, informou Torres.

 

De acordo com a Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI), a adoção do processo eletrônico nessas naturezas representou um ganho triplo: a velocidade da deliberação, sendo constatado o prazo médio de 40 dias entre a autuação e o registro dos atos; a redução drástica no custo com papel, capas, impressões; e a economia do custo de manutenção de espaço físico para armazenamento, uma vez que são processos que devem ser guardados por, no mínimo, 50 anos.

 

Ainda segundo a DGEI, em breve, será retomado o projeto de automatização completa dos atos de pessoal, que prevê a tramitação totalmente eletrônica, de todos os atos de pessoal, inclusive os não regulares pelas críticas iniciais do FISCAP. A expectativa é que a medida trará ainda mais ganhos de celeridade e redução de custos operacionais.

 

João Cerqueira / CJR