Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Sob Controle é apresentado aos servidores do TCEMG

05/08/2019

A gerente Regina Lopes explicou o objetivo do projeto (Foto: Lucas Borges)

Projeto Sob Controle, um dos pilares da gestão do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Mauri Torres, foi apresentado na sexta-feira, 02/08/2019, no auditório Vivaldi Moreira, aos servidores do TCEMG. A gerente do projeto, Regina Lopes de Assis, explicou que o objetivo é “contribuir para o aprimoramento do controle interno dos jurisdicionados por meio de ações pedagógicas” e, dessa forma, captar os resultados obtidos para revertê-los em prol da sociedade.

O analista de controle externo Thiago Henrique da Silva usou uma plataforma de pesquisas online para conhecer a percepção geral do público sobre o controle interno e conscientizar sobre a importância desta forma de controle. O analista contou que para fortalecer o controle interno o Tribunal de Contas está fazendo um levantamento sobre o grau de maturidade dos 853 municípios de Minas Gerais e que além das ações de sensibilização já programadas também será “realizada a revitalização do espaço do controle interno na internet”.

O analista de controle externo Thiago Henrique (foto: Lucas Borges)Além desse levantamento, o TCEMG programou ações para sensibilizar o Controle Interno dos seus jurisdicionados sobre a importância dessa fiscalização para garantir que os recursos públicos sejam corretamente utilizados. Em 2019, o projeto já esteve no 36º Congresso Mineiro de Municípios onde cerca de 300 pessoas participaram da ação e, ainda, irá percorrer alguns municípios do Estado. Em 2018, foi criado o site do Espaço do Controle Interno que está sendo reformulado para permitir uma maior interação com os usuários e oferecer cursos à distância além de disponibilizar modelos de formulários, manuais, cartilhas e documentos.

Também estão previstas mais duas atividades integradas de controle para 2019. A primeira promoverá cursos de capacitação enquanto a segunda irá realizar auditorias de conformidade no Portal da Transparência dos municípios mineiros. Além disso, o Tribunal de Contas de Minas Gerais mantém um grupo de estudos que está fazendo um grande diagnóstico da situação dos controles internos de seus jurisdicionados.


Thiago Rios Gomes / Coordendoria de Jornalismo e Redação