Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário discute a importância do Controle Interno durante tarde de palestras

13/08/2019

Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Durante a tarde do dia 13/08, controladores internos, funcionários, servidores e jurisdicionados do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), voltaram a ocupar as cadeiras do auditório do TCE para acompanhar a segunda parte de palestras do II Seminário de Controle Interno, iniciado no dia 12/08 e com encerramento marcado para esta quarta-feira (14/08). Os palestrantes foram o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle; o promotor de Justiça, José Carlos Fernandes Júnior; e os analistas de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo e Antônio José Rodrigues.

O controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, apresentou aos participantes o Programa de Integridade na Administração Pública adotado como um mecanismo de governança da atual gestão. “O alinhamento consistente e a adesão de valores, princípios e normas éticas devem sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados, no setor público”, explicou o controlador. Entre os eixos que norteiam as ações, estão políticas de RH, códigos de ética, controles internos, transparência e controle social. Segundo Rodrigo, “são ações que podem ser adotadas como pilares de qualquer órgão, entidade ou município assim como já tem sido realizadas nesse Governo”.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promotor de Justiça, José Carlos Fernandes Júnior, apresentou a palestra “as três linhas de defesa”. Em sua fala ele destaca a importância de todos os agentes da administração pública exercerem o controle interno. “O controle interno quando muito bem aplicado se transforma em uma excelente ferramenta de aprimoramento da governança, não só de preparação da estratégia, mas também de execução da estratégia que foi elaborada”, reforçou. O promotor de Justiça também falou sobre a atuação e atribuições do MPCMG.

O servidor do TCEMG Pedro Henrique Azevedo também se apresentou com a palestra “a transparência como instrumento para o Controle Social”. Em sua fala ele explicou o marco histórico da transparência desde o descobrimento do Brasil até as tecnologias mais avançadas nos dias atuais. Pedro demonstrou ainda a evolução da tecnologia que nos leva a repensar sobre as atuais plataformas disponíveis para o exercício do controle social, e para a divulgação dessas informações pela administração pública. Outro analista do TCE, Antônio José Rodrigues, encerrou as atividades apresentando o relatório do controle interno PCA.

Para saber sobre a programação do último dia de seminário acesse https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/iiseminariocontroleinterno 

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação