Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico chega a Paracatu e lota Câmara Municipal

22/08/2019

Espetáculo Paracatu do Príncipe, do grupo de teatro local, Cenikas (foto: João Manuel)

Chegou a Paracatu (Noroeste de Minas) a série de Encontros Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), depois de passar por Belo Horizonte e Montes Claros. A apresentação do espetáculo Paracatu do Príncipe, do grupo de teatro local, Cenikas, contou de forma lúdica a história do município. A peça abriu o evento que lotou a Câmara Municipal. Durante toda a quinta-feira, 22/08/2019, quase 300 pessoas assistiram às palestras e discutiram maneiras de aumentar a arrecadação das suas cidades para superar a atual crise financeira.

O chefe de gabinete abriu o encontro (Foto: João Manuel)Em 2019, o tema dos encontros é O fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal. O chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan, que fez o discurso de abertura do evento, ressaltou a importância desses encontros no interior do Estado. “A escolha de Paracatu foi muito acertada porque é uma cidade polo e, podemos trazer para a região as duas vertentes da gestão do presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, que são o fortalecimento do controle interno e o incremento às receitas públicas municipais”.

Para o prefeito de Paracatu e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, Olavo Condé, “a orientação dos técnicos do Tribunal de Contas na região é boa para todo o Noroeste do Estado”. O presidente da Câmara Municipal de Paracatu, Wilson Martins, expressou sua satisfação com a chegada do Tribunal de Contas na cidade e classificou o encontro como “de suma importância, pois todos sabem das dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à falta de receitas”. Ele afirmou estar feliz ao ver “a preocupação do Tribunal em relação ao assunto”. O prefeito de Guarda-Mor e diretor da Associação Mineira dos Municípios do Noroeste, Edgar José de Lima, explicou que “antes os gestores públicos tinham medo do Tribunal de Contas, mas isso mudou porque agora o Tribunal participa e está sempre orientando os gestores públicos nas palestras e encontros que realiza”.

A analista de controle externo do TCEMG, Mariza Nunes, abriu a série de palestras técnicas apresentando o Projeto Receitas, que tem como objetivo melhorar a arrecadação dos municípios através do fomento a melhores práticas de gestão. Para o controlador-geral de Vazante, Flávio de Melo, a palestra da analista Mariza “trouxe informações que já podem começar a ser colocadas em prática”.

Mesa de honra do evento (Foto: João Manuel)Ficou sob a responsabilidade do analista de controle, Gustavo Degani, encerrar a manhã de palestras do primeiro dia do encontro e apresentar o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG). O sistema armazena os dados de todos os servidores do Estado e tem o objetivo de garantir a transparência e evitar irregularidades, como salários acima do teto constitucional, servidores fantasmas e o acúmulo de cargos públicos indevidos. O economista municipal de Paracatu, Thiago de Melo, contou que o encontro “foi interessante porque a maioria dos servidores públicos não possuem essa proximidade com o Tribunal de Contas e, é muito bom todos saberem dessa fonte de educação e orientação que está disponível e tão próxima”.

Durante a tarde, o analista de controle externo, Thiago Henrique, tratou do tema A aproximação dos controles externo, interno e social e os ganhos para a localidade. Em seguida, a analista Ana Elisa Oliveira, falou sobre a Fixação de subsídios e restos a pagar em final de mandato. Coube a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mouthé, a palestra A Consolidação do Programa Na Ponta do Lápis e o incremento no controle social, e ao analista técnico da unidade de articulação para o desenvolvimento local do Sebrae Minas, Nilo Raposo, encerrar as palestras do dia falando sobre o Fomento à economia local.

Amanhã, 23, o encontro continua com apresentações de Boas Práticas e do aplicativo Lupa de Minas. Em seguida, serão dadas Orientações para o adequado funcionamento da ouvidoria em atendimento à Lei 13.460 e ainda serão ministradas as palestras Eficiência na arrecadação tributária: a nova fiscalização do TCEMG e As tomadas de contas especiais e a prevenção de ilícitos na gestão municipal.

Realizados desde 2010, os encontros técnicos do TCEMG têm como principal objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral. 

Cerca de 300 pessoas lotaram a Câmara Municipal para acompanhar o Encontro Técnico do TCEMG (Foto: João Manuel)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação