Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Em workshop, Tribunal apresenta novo sistema de obras aos municípios

30/10/2019

Foto: Thiago Rios Gomes

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) deu continuidade, na tarde desta quarta-feira (29/10), a mais uma edição do “III Workshop Leiautes do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) ”, desta vez voltado para as prefeituras e câmaras municipais. As explanações ocorreram no Auditório Vivaldi Moreira, e contou com palestras sobre as mudanças ocorridas nos layouts de remessa do Sicom, para o próximo ano. Mais de 300 pessoas lotaram o auditório para acompanhar a capacitação promovida pelo TCEMG.

O objetivo do curso foi apresentar as novidades para o ano de 2020, visando a troca de informações, com intuito de minimizar inconsistências no envio dos módulos: Instrumentos de Planejamento, Acompanhamento Mensal, Balancete Contábil, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e Folha de Pagamento. Além disso, foi apresentado os módulos Editais e Obras do Sistema de Informação de Serviços e Obras Públicas (Sisop), que vai substituir o atual Geo-Obras, a partir de janeiro do próximo ano.

A diretora de Fiscalização de Matérias Especiais, Karla Martins, explicou que, a partir do ano que vem, o Sistema de Informação de Serviços e Obras Públicas (Sisop) substituirá o atual Geo-Obras. A mudança possibilitará exercer um controle das despesas que envolvem as obras públicas. A nova solução vai privilegiar a utilização de dados estruturados e ainda possibilitar a aplicação de malhas e trilhas, propiciando a tomada de decisões gerenciais e as deliberações sobre o planejamento de ações de controle. “Teremos um sistema menos burocrático, mais racional, simples e dinâmico, privilegiando o trabalho com dados e uma fiscalização mais eficiente”, concluiu.

O analista de Controle Externo e gerente do Projeto “Sisop”, Sandro Miguez, apresentou os módulos Edital e Obras do novo sistema, explicou as formas de preenchimento e tirou dúvidas dos jurisdicionados municipais. As analistas de Controle Externo Ornella Dell’Oro de Oliveira e Elizabeth Queiroz explicaram as novidades no modo de preenchimento dos layouts e tiraram dúvidas dos servidores públicos municipais referentes aos dados do CAP/MG (Cadastro de Agentes Públicos) e aos módulos Instrumentos de Planejamento, Acompanhamento Mensal, Balancete Contábil, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e Folha de Pagamento.

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

III Workshop Leiautes do Sicom