Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Apresentação de dança maculelê abre Encontro Técnico em Patrocínio

07/11/2019

Apresentação de maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira e indígena, por jovens participantes do Programa Arte Viva (Foto: Thiago Rios Gomes)

Cerca de 250 pessoas de mais de 30 municípios das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro estiveram presentes na manhã de hoje, 07/11/2019, no auditório na Prefeitura Municipal de Patrocínio, para acompanhar o primeiro dia do Encontro Técnico: O TCEMG e os Municípios. Após a apresentação de maculelê (dança folclórica de origem afro-brasileira e indígena) por jovens participantes do Programa Arte Viva, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral acompanharam as palestras técnicas que discutiram formas de aumentar arrecadação das suas cidades para superar a atual crise financeira.

O tema escolhido para a série de encontros técnicos de 2019 foi o Fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal. O chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Carlos Alberto Pavan, abriu o evento e destacou a nova forma de atuar do Tribunal de Contas. Chegamos à conclusão que é “muito mais eficaz trabalhar a orientação para depois, se for o caso, sancionar do que ficar primeiro sancionando para depois orientar”, salientou.

O secretário municipal de Obras de Patrocínio, Jorge Marra, comemorou a realização do Encontro Técnico na cidade. “O que mais recomendamos aos nossos servidores é que sempre acompanhem as orientações do Tribunal porque elas nos dão a certeza que estamos fazendo as coisas certas”, afirmou. Logo após a fala do secretário municipal, o chefe de gabinete Carlos Alberto Pavan abriu os trabalhos técnicos falando sobre O Controle Interno e os Benefícios para a Administração Pública.

Ficou sob a responsabilidade da analista de controle externo do TCEMG, Mariza Nunes, apresentar o Projeto Receitas. O projeto tem como objetivo melhorar a arrecadação dos municípios através do fomento a melhores práticas de gestão. O analista de controle externo Gustavo Degani encerrou a manhã de palestras do primeiro dia apresentando o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG). O sistema armazena os dados de todos os servidores do Estado e tem o objetivo de garantir a transparência e evitar irregularidades, como salários acima do teto constitucional, servidores fantasmas e o acúmulo de cargos públicos indevidos.

Durante a tarde, o analista de controle externo, Thiago Henrique, tratou do tema A aproximação dos controles externo, interno e social e os ganhos para a localidade. Em seguida, a analista Ana Elisa Oliveira, falou sobre a Fixação de subsídios e restos a pagar em final de mandato. Coube a analista Érica Apgaua abordar o tema Processos Licitatórios Otimizados. O último tema discutido no primeiro dia do encontro ficou a cargo do especialista do Sebrae Renato Moreira que discorreu sobre O Fomento à Economia Local.

Amanhã, 08/11, a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, trata da Consolidação do Programa na Ponta do Lápis e o Incremento no Controle Social e, em seguida, o chefe de gabinete da vice-presidência, Paulo Henrique Figueiredo aborda o tema A Eficiência na arrecadação tributária: a nova fiscalização do TCEMG. A servidora do Luciana Raso fecha o encontro técnico do TCEMG em Patrocínio dando Orientações para o adequado funcionamento da ouvidoria em atendimento à Lei 13.460.

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do evento o chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan, o secretário Municipal de Obras de Patrocínio, Jorge Marra, o presidente da Câmara Municipal, Florisvaldo José de Souza, a prefeita de Tapira, Liliane Machado da Costa, e o coordenador de Capacitação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Henrique Quites.

 

Thiago Rios Gomes - Coordenadoria de Jornalismo e Redação

 

Acesse as fotos da manhã do Encontro Técnico no Flickr do TCEMG

 

Encontro Técnico TCEMG em Patrocínio