Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

I Seminário Estadual do RPPS ocorre na próxima semana no TCEMG

07/11/2019

Entres os dias 11 e 13 de novembro será realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado Minas Gerais (TCEMG) o I Seminário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) com o tema “Desafios e perspectivas do futuro da previdência social dos municípios mineiros”. O Seminário propõe o debate com os gestores do RPPS buscando o fortalecimento da gestão financeira dos Regimes e terá em sua programação representantes de todos os poderes de esferas federal, estadual e municipal.

Entre os palestrantes convidados, nomes como o de Alex Albert, Subsecretário do RPPS, compõem a programação que também terá a Promotoria Estadual, falando sobre as ações no Ministério Público frente ao RPPS e a Defensoria Pública, falando sobre a atuação dos conselhos na fiscalização dos RPPS.
 
Outro palestrante convidado a falar no evento é o auditor fiscal aposentado pela Receita Federal, Pedro Moreira, que irá falar sobre gestão técnica atuarial e a PEC 06/2019 recentemente aprovada pelo Senado. Pedro conta que tem uma experiência de 28 anos na Receita e o tema que irá falar é de “extrema importância pois a PEC cria obrigações para que possa haver o equilíbrio financeiro do RPPS”.
 
A PEC 06/2019 altera as regras de aposentadoria e pensão aplicáveis aos trabalhadores segurados do Regime Geral de Previdência Social, aos servidores públicos civis e aos detentores de mandato eletivo. Também fala sobre a contribuição previdenciária extraordinária e a fixação de alíquotas progressivas para a contribuição previdenciária ordinária dos servidores públicos. Além disso, dispõe sobre a contribuição previdenciária devida pelo segurado empregado e pelo trabalhador avulso, salário-família e auxílio-reclusão. A PEC também retira da Constituição a possibilidade de ser aplicada a sanção de aposentadoria a membros do Poder Judiciário e do Ministério Público. Segundo Pedro, ele acumulou 28 anos de serviço na Receita.
 
Com informações de Karina Camargos Coutinho