Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Equipe do Tribunal de Moçambique se despede do TCEMG

28/11/2019

Certificação da equipe do Tribunal Administrativo de Moçambique - foto: Luiz Gustavo

Na tarde desta quinta-feira, 28/11/2019, os 12 representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique tiveram sua última aula, no auditório da Escola de Contas. A equipe do Tribunal de Contas, formada por Heloisa Helena Nascimento, Gabriela Guerra, Ryan Brwnner, Regina Lopes, Filipe Oliveira e Lorena de Souza, apresentou as auditorias realizadas pela Corte de Contas, no exercício de sua função constitucional de Controle.

Heloisa Helena e Gabriela Guerra apresentaram os pontos principais das Auditorias de Conformidade, desde o planejamento até o relatório final, explicando a metodologia e as normas adotadas, e contando um pouco das experiências vivenciadas pela equipe do TCEMG. Ryan fez da apresentação sobre Auditoria Operacional uma conversa descontraída, onde destacou as semelhanças e diferenças das auditorias de conformidade e as características mais relevantes das auditorias de desempenho. Por fim, Regina Assis, Filipi e Lorena, apresentaram ao grupo as normas, procedimentos e papéis de trabalho da Auditoria Financeira e exibiram os detalhes de uma auditoria já realizada.

Na despedida dos auditores de Moçambique, a servidora Esmeralda Madureira sorteou duas camisas da seleção brasileira de futebol. A servidora Raquel Simões representou o conselheiro Sebastião Helvecio nos agradecimentos finais e também entregou os certificados da conclusão do curso de capacitação aos participantes.

Romão dos Santos, membro da equipe visitante, fez um breve discurso e, emocionado, agradeceu a recepção dos servidores e as palestras. “Os nossos sinceros agradecimentos e também da nossa presidência, do Tribunal Administrativo de Moçambique, pela prontidão que aceitaram o nosso pedido”. Romão afirmou que a expectativa foi superada, ele afirmou, “o que encontramos aqui não vai ajudar somente a nós, vai ajudar o povo moçambicano. Com a nossa capacitação, poderemos tomar ações que vão reduzir bastante o desperdício de recursos públicos e, com isso, poderemos elevar a qualidade de vida do nosso povo”.

Alda Clara