Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Garanta sua vaga para o treinamento de controle interno em Curvelo

04/02/2020

Os interessados em participar do Treinamento de Controle Interno que será realizado na cidade de Curvelo, nos dias 13 e 14 de fevereiro, devem fazer sua inscrição clicando aqui. Dessa forma, é possível garantir a vaga. O treinamento a ser realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) é voltado para funcionários de prefeituras, autarquias e câmaras municipais. O encontro recebeu o nome de “O Tribunal no fortalecimento do controle interno municipal” e tem como objetivo fortalecer o controle interno nas cidades, por meio de capacitação aos agentes de controle interno.

A Câmara Municipal de Curvelo, situada na rua Guimarães Rosa do bairro Bela Vista, sediará o treinamento. No primeiro dia, serão apresentados os resultados do projeto Sob Controle, o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG), as boas práticas das controladorias internas locais, a avaliação dos controles internos da receita pública e as funcionalidades do SICOM/SISOP. O aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo TCEMG, também será apresentado pela Presidência do TCEMG. O aplicativo permite acompanhar a gestão dos municípios do Estado de Minas Gerais com informações que foram declaradas pelos próprios gestores por meio do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) do Tribunal de Contas. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fará palestra de sensibilização sobre o “controle interno como aliado para uma gestão eficiente” e a Controladoria-Geral da União (CGU) irá apresentar os “passos para a implementação da gestão de riscos”. Ainda no primeiro dia, o Ministério Público Estadual (MPE) irá falar sobre “a contribuição do controle interno no combate à corrupção”.

No segundo dia do encontro, o TCEMG irá explicar a estrutura do relatório de controle interno a ser apresentado na prestação de contas anual e esclarecer as dúvidas dos participantes. Além disso, o TCEMG irá falar sobre a importância da ouvidoria como instrumento de controle social e a normatização necessária para a implantação de uma ouvidoria. A Controladoria-Geral da União (CGU) fará orientação sobre “os passos para uma boa governança” e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) falará sobre o tema “superando os desafios para implantação de controladorias internas efetivas” e irá explicar o que é e para que serve a auditoria da gestão de risco apresentando casos de sucesso. Os conselhos municipais irão apresentar casos práticos sobre a contribuição social para a melhoria da gestão, do funcionamento de organismos sociais estruturados e das parcerias dos conselhos e associações comunitárias com o controle interno.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social