Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Jornalismo visita servidores em Teletrabalho. Assista matéria aqui!

05/02/2020

Pé na estrada e câmera na mão! A equipe do jornalismo da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) foi até a cidade de Jaboticatubas para visitar a servidora Mariza Nunes e entender como é a rotina dela em Teletrabalho.

Entre cães, gatos, patos, galinhas, cabras e bodes, Mariza contou como divide seu tempo entre as funções do Tribunal e as tarefas do lar, e como o método permite aos técnicos do TCE executar o trabalho de casa.

Mariza é a responsável pela criação do portal Receitas, um dos focos da atual gestão, além de participar ativamente do Jogo do Tributo nas escolas públicas do Estado.

Outros 29 servidores estão atuando em Teletrabalho pelo TCE. O método, que começou a ser implementado em 2017, exige que os servidores que estão trabalhando fora da sede devem superar, em 20%, a meta das atividades que cumpriam dentro do TCE.

Segundo a coordenadora do programa, Mirtes Conrado, lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a característica principal do Teletrabalho é a flexibilidade. “O objetivo principal do home office é exatamente melhoria da produtividade, melhor qualidade técnica dos relatórios, dos trabalhos e também a qualidade de vida do servidor”, afirmou.

Mirtes alertou que, em casa, há um risco grande de isolamento e perda de foco. Por esse motivo a DGP faz um acompanhamento permanente com os participantes. “A gente pede, ao participante do programa, que vá à instituição, a sua unidade de trabalho, no intervalo de uma semana a, no máximo, 15 dias, exatamente para ele não se isolar, para ele não perder aquele caldo cultural lá no tribunal, para ele interagir com os colegas”.

Os jornalistas Fred La Rocca e Karina Coutinho também estiveram na casa do analista de controle externo José Celestino da Silva que é um dos integrantes do Teletrabalho. Celestino apontou a flexibilidade de horário como o principal benefício da prática. “O Tribunal ganha, já que o rendimento tem que ser maior, o servidor ganha em qualidade de vida, em economia, porque estou economizando combustível e ajuda até o meio ambiente”, lembrou.

Não deixe de assistir a reportagem completa abaixo!
Curta, compartilhe e deixe seu comentário no canal da TV TCE!!