Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Treinamento sobre Controle Interno do TCE reúne mais de 200 participantes em Curvelo

13/02/2020

Fotos Christian Oliveira

A cidade de Curvelo abriu, hoje (13/02), o caminho para a série de treinamentos sobre Controle Interno que o Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) fará pelo interior de Minas. O primeiro encontro está sendo realizado na Câmara Municipal e reúne mais de 200 representantes de cerca de 50 municípios das regiões Central e Norte.


Na solenidade de abertura do evento, o vice-presidente do TCEMG, conselheiro José Alves Viana, que já foi prefeito de Curvelo, ressaltou o papel pedagógico do Tribunal e disse que o órgão é hoje “mais parceiro e menos sancionador”. O conselheiro destacou a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e os apoios do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público do Estado (MPMG), da Controladoria Geral do Estado (CGE), da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a concretização dos treinamentos. 

Viana motivou os participantes com um convite para que eles interagissem ao máximo com os palestrantes e frisou que o Controle Interno é um aliado do gestor público. “A prevenção é a maior arma para combater o desperdício e o mau uso do dinheiro público”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal de Curvelo, vereador José Rafael Costa, parabenizou o Tribunal de Contas pelo evento. Ele reforçou que “o papel do Controle Interno é muito maior do que fiscalizar, pois sua função principal é servir de ferramenta de apoio à administração”.

Em seu depoimento, o prefeito de Curvelo, Maurílio Guimarães, que representou a AMM, confirmou as palavras do conselheiro José Alves Viana sobre a mudança do Tribunal de Contas na sua forma de atuar. “Os conselheiros, hoje, estão mais abertos, entendem as dificuldades que os prefeitos passam”, exemplificou. 

Andréia Santos é controladora interna de Pirapora. A servidora disse que os desafios são constantes nos municípios, devido à falta de mão de obra especializada e de entendimento dos administradores sobre o papel do controlador interno. “Eles precisam saber que é importante o controle interno atuar, que é importante a transparência, que os questionamentos que solicitamos são para a melhoria da gestão pública”, pontuou.

Encerrada a cerimônia, os trabalhos técnicos foram iniciados. O primeiro a falar foi o analista de controle externo, Thiago Henrique Silva, que mostrou os resultados do “Sob Controle”, um projeto do TCEMG que promove ações para o desenvolvimento do Controle Interno dos municípios. Em seguida, Virgílio Queiroz, diretor de transparência de Belo Horizonte, fez palestra com o tema “O Controle Interno como aliado para uma gestão eficiente”.

O chefe de gabinete da presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan Alvim, apresentou o aplicativo Lupa de Minas, uma ferramenta de transparência lançada pelo presidente do Tribunal, Mauri Torres, para auxiliar o cidadão a acompanhar as contas dos 853 municípios de Minas.

Ainda pela manhã, o analista Gustavo Degani apresentou o Cadastro de Agentes Públicos de Minas Gerais (CAPMG), outra ferramenta de transparência desenvolvida pelo TCEMG. A coordenadora Edina Motta falou sobre Sistema Informatizado das Contas Municipais (Sicom) e também sobre o Sistema de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop).

À tarde, foram apresentadas boas práticas de controladorias internas locais. Na sequência, a analista Mariza Nunes discorreu sobre a “Avaliação dos Controles Internos da Receita” e Wagner Alves, da CGU, abordou os “Passos para implementação da gestão de riscos”. Para finalizar o primeiro dia, o promotor de justiça do MPMG, José Carlos Fernandes Júnior, palestrou sobre “A contribuição do Controle Interno no combate à corrupção”.

Amanhã (14/02), o treinamento segue durante todo o dia. Confira a programação.

De Curvelo, o treinamento “O Tribunal no Fortalecimento do Controle Interno” segue para Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Uberaba e Viçosa. Veja aqui o cronograma.
 
Veja imagens do evento.

Treinamento Controle Interno / Curvelo