Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal apresenta resultados de 2019

12/03/2020

Conselheiros do TCEMG participaram da reunião de apresentação dos resultados de 2019 (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

A Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio do Escritório de Planejamento Estratégico (Eplan), apresentou, na tarde de ontem (11/3/2020), os resultados para os indicadores monitorados no exercício de 2019.

Conselheiros, procuradores, superintendentes, diretores, assessores e chefes de gabinete estavam presentes no evento. O presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, e a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG) Elke Andrade também compareceram à reunião. Também estavam presentes: o vice-presidente do TCEMG, conselheiro José Alves Viana; o conselheiro decano Wanderley Ávila, o conselheiro corregedor Gilberto Diniz, o conselheiro ouvidor Durval Ângelo e os conselheiros substitutos Adonias Monteiro e Licurgo Mourão. A reunião ocorreu na sala Ágora do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato.

O diretor-geral Marconi Braga abriu a reunião destacando que o “planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite ao Tribunal de Contas ter uma estratégia para apresentar resultados para a sociedade. ” Ele lembrou que isso é feito dentro dos objetivos colocados na planificação feita anteriormente e que o resultado deles é decorrente do trabalho das equipes do TCEMG.

A coordenadora do Eplan, Flávia Ávila, apresentou os resultados de 2019 mostrando um panorama geral sobre os números. Ela ressaltou que 39 dos indicadores de 2019 tiveram desempenho maior que 100% e 19, maior ou igual a 130%. Também foi informado que a meta de contribuição da área técnica (que são os relatórios técnicos elaborados) era de 16.457 e o realizado foi 18.144 (ou seja, a meta atingida foi de 110,25%). Já em relação às metas institucionais de deliberação de processos, o esperado como meta anual era 26.930 e o realizado foi 26.173 (ou seja, 97,19% da meta foi atingida).

PPAG
De acordo com o Eplan, a meta física do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) era de 17.800 de processos deliberados e o atingido foi 22.413, ou seja 125,92% da meta.

Capacitação
Em relação à capacitação e orientação na gestão dos recursos públicos, em 2019, o planejado era capacitar 5000 servidores do TCE, jurisdicionados e representantes de entidades da sociedade: o número atingido foi de 9.766 pessoas capacitadas.

Já o planejamento da média de horas de capacitação dos analistas de controle externo (que exerçam atividades de fiscalização) era de 40 horas e a quantidade realizada foi de 56,31 horas. A coordenadora Flávia Ávila comemorou esse número alcançado na capacitação de analistas de controle externo. “A capacitação deles reflete diretamente no trabalho que a gente presta para a sociedade”, frisou.

Pilares da gestão
A coordenadora assinalou que o projeto Sob Controle realizou diagnóstico em 91% dos municípios e assimilou 1109 novos usuários. Ela lembrou que o Projeto Receitas já teve adesão de 701 municípios mineiros e que executou 12 auditorias.

O Receitas e o Sob Controle estão alinhados com os objetivos sustentáveis 16 e 17 da Agenda 2030. O objetivo 16 da Agenda busca “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” e o objetivo 17 quer “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Recursos externos – Captação de recursos
O Eplan citou três convênios que foram celebrados com recursos externos (advindos do Ministério da Justiça e Segurança Pública): o Convênio número 865.428/2018, com recursos destinados ao aplicativo Lupa de Minas; o Convênio número 890.298, para a capacitação dos candidatos a eleição para prefeitos: “Prefeito Cliente, Município Eficiente” e o Convênio número 883.205/2019 para o fortalecimento do controle interno dos municípios.

Estratégia 2026
Foi divulgado que nos dias 18 e 19 de maio, o TCEMG irá realizar o evento “Tribunal do Futuro” para falar sobre a Estratégia 2026. Nos dias 20 e 21 de maio, ocorrerá o Fórum Nacional de Auditoria (com o apoio do Instituto Rui Barbosa). O calendário do processo de planejamento e gestão para 2020 também foi divulgado e a data da primeira Reunião de Avaliação Estratégica (ERA) confirmada para o dia 26 de maio.

Presidente Mauri Torres
O conselheiro presidente Mauri Torres demonstrou satisfação com os resultados apresentados e agradeceu a presença de todos na reunião. “Estou feliz de saber que o Tribunal está funcionando bem com o planejamento indo bem. Vamos continuar com a mesma disposição de sempre, prestando um grande serviço público para o nosso Estado”, ressaltou o presidente.

Mauri Torres também falou do papel do controlador interno. “O controlador interno pode ajudar e muito quando o prefeito encerra uma gestão”. O presidente também lembrou dos problemas que os gestores municipais enfrentam e reafirmou a importância do papel orientador da Casa junto aos jurisdicionados.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social