Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de segundo encontro virtual do Projeto Integrar

14/04/2020

Imagem da videoconferência do Projeto Integrar
Seguindo no processo de qualificação dos servidores e funcionários para auxiliar e fiscalizar os municípios no que concerne à aplicação correta dos recursos da Educação, o Tribunal de Contas participou, nesta terça-feira (14/04), do segundo encontro técnico do Projeto Integrar, por meio de videoconferência. O encontro contou com a participação de 89 pessoas e teve como objetivo apresentar e discutir as formas de colaboração possíveis entre os Tribunais de Contas. Pela Corte de Contas mineira, participaram a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, o coordenador de Auditoria Operacional, Ryan Brwnner, a coordenadora da CfamgBH, Denise Delgado, e as servidoras Andressa Seixas, Lia Menezes e Fabrícia Oliveira.
 
Durante a reunião, a servidora do TCEMG, Andressa Seixas, apresentou o modelo de colaboração proposto pelo subgrupo do Projeto Integrar “Mecanismos de Colaboração”, que possui em sua composição o TCEMG, TCE/AC e OCDE. “O objetivo do subgrupo foi pensar a criação de uma rede que permita a efetiva colaboração entre os Tribunais de Contas em prol de um controle externo mais efetivo. O fortalecimento da colaboração entre os Tribunais de Contas é outro objetivo que vem sendo buscado pelo Projeto Integrar, que possui também em seu escopo a construção de uma ferramenta que permita a seleção de auditorias de forma mais objetiva”, reforçou Andressa.
 
Em outro momento da teleconferência, foi feita uma apresentação do tema pela OCDE, ocasião em que foram abordados os princípios que norteiam a colaboração, e alguns exemplos de outros países que já adotam essa prática. Além disso, foi destacado a adesão de outros Tribunais de Contas ao Projeto Integrar, possuindo, hoje, 32 Cortes de Contas em sua composição.
 
Projeto Integrar
 
Criado em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunais de Contas brasileiros, o Integrar pretende melhorar a atuação do sistema de controle externo brasileiro. O objetivo é criar uma estratégia sistematizada e coordenada para seleção de auditorias com base em risco, que contribuirá para o aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão na área da educação.
 
Entre os resultados esperados pelos Tribunais e pelo TCU estão: planejamento de fiscalizações em nível nacional; aperfeiçoamento da gestão das políticas descentralizadas; indução ao uso de indicadores aceitos internacionalmente; identificação de avanços ou retrocessos da governança da Administração Pública e compartilhamento de boas práticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação