Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG elabora nova Carta de Serviços ao Usuário

30/04/2020

Agora todo cidadão pode conhecer a estrutura organizacional do Tribunal de Contas mineiro, bastando apenas acessar, pelo site do TCEMG, a nova Carta de Serviços ao Usuário do TCEMG (clique aqui), publicada na quarta-feira (29/04), com o objetivo de orientar o cidadão e o jurisdicionado a respeito dos serviços disponibilizados pelo órgão.

Cumpre-nos destacar que, atualmente, apenas os serviços essenciais são mantidos na sede do Tribunal de Contas, com atendimento de 10 as 16 horas e respeitando às medidas de segurança sanitária, como uso obrigatório de máscaras. Ressaltamos que a Portaria 20/2020 da Presidência do TCEMG estabeleceu regime excepcional de trabalho a distância, por tempo indeterminado, como forma de prevenção ao contagio e a disseminação do Novo Coronavirus.

O documento, elaborado por servidores da Casa, busca esclarecer o papel dos tribunais de contas na organização do Estado, as atividades de fiscalização por eles exercidas e apresenta informações básicas sobre as formas de acesso, prazos e horários de atendimento, entre outras informações que serão de grande utilidade a todo aquele que necessita falar com o TCE.

Acessando a carta, você saberá, por exemplo, qual a finalidade da Ouvidoria do Tribunal de Contas e como recorrer a ela; o papel da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo - as unidades que a integram, os cursos que leciona e os programas que desenvolve; o funcionamento da Secretaria do Pleno e das Secretarias das Câmaras e o que compete a cada uma delas; conhecerá também as atribuições e a dinâmica do Protocolo, da Coordenadoria de Pós-Deliberação, de Débito e Multa e das outras unidades.

Com uma linguagem de fácil compreensão, a Carta ao usuário do TCEMG ainda permite acesso aos entendimentos jurisprudenciais da Casa; à aquisição de bens e à contratação de serviços para o TCE; aos seus sistemas informatizados; ao veículo oficial de publicação dos atos administrativos, processuais e de comunicação geral e até mesmo ao local onde ocorrem as sessões. Enfim, trata-se de um documento que possibilitará ao cidadão acessar todas as unidades administrativas do tribunal e entender sua finalidade e funcionamento. O seu objetivo é, sobretudo, intensificar o diálogo do Tribunal de Contas com a sociedade, dar visibilidade às ações prestadas no exercício do controle das contas públicas e estimular o controle social. É só clicar.

 

Denise de Paula – Jornalismo e Redação