Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG e TJMG se reúnem para aprofundar conhecimentos em fiscalização integrada e inteligência

23/07/2020

Foto: Divulgação Suricato/TCEMG

O Tribunal de Contas recebeu, nesta quinta-feira (23/07), a visita de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para conhecerem mais sobre o Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato do TCEMG. Durante o encontro, servidores da Corte de Contas mineira fizeram uma apresentação completa do centro tecnológico, incluindo suas funcionalidades, os critérios adotados pela Casa para elaboração de malhas e trilhas de fiscalização e a atuação do Suricato no dia a dia do TCEMG.

Inaugurado em 2017, o Suricato funciona em um prédio próprio, na sede do TCEMG, que abriga o serviço de inteligência do controle externo mineiro. O objetivo principal do polo tecnológico é promover mais agilidade e integração dos dados e informações, reforçando a prevenção, atuando no benefício do controle para a sociedade, em busca de aprimorar a gestão pública, e no combate à corrupção. A principal ferramenta utilizada pela fiscalização integrada são as malhas eletrônicas, que possibilitam o cruzamento de dados dos sistemas de informações do Tribunal com os sistemas de organizações parceiras, bem como o intercâmbio de outros dados úteis à fiscalização. 

Pelo Tribunal de Justiça mineiro, participaram do encontro: Delvan Barcelos Júnior, juiz-auxiliar da Presidência; Antônio Francisco Morais Rolla, diretor-executivo de Informática; Selmara Alves Fernandes, assessora-técnica da Superintendência Administrativa Adjunta; e Luís Cláudio Alberto, gerente do Centro de Informação da Seplag. Pelo TCEMG, estiveram presentes: Carlos Alberto Pavan, chefe de gabinete da Presidência, e as servidoras Ana Paula Gonçalves Maia (diretora em exercício do Suricato) e Maria Aparecida Aiko Ikemura.

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação