Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas e Sebrae discutem possíveis formas de incentivar a economia dos municípios

31/07/2020

Na manhã desta sexta-feira (31/7/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se reuniram para discutir possíveis formas de incentivo à atividade econômica dos municípios (sobretudo os pequenos). O Sebrae apresentou uma proposta de incrementação da atividade econômica municipal com um pacote de 30 medidas emergenciais no enfrentamento da crise provocada pela pandemia do coronavírus. A proposta não apresenta e não discute protocolos para as atividades comerciais, e sim um conjunto de medidas emergenciais para auxiliar os municípios. Elas foram divididas em seis eixos que compreendem ações relacionadas ao impacto fiscal, auxílio emergencial, apoiar as compras locais, agricultura familiar, desburocratização de atividades das prefeituras, dentre outros temas. A conferência foi feita de forma online.

O Sebrae Minas e o Tribunal de Contas mineiro são parceiros em vários projetos e atividades nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. Por isso, a entidade fez a apresentação deste novo projeto e pediu o apoio do TCEMG. De acordo com o diretor (em exercício) da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG Henrique Quites, o "documento contém sugestões e boas práticas que podem impactar positivamente na economia local dos municípios." A Escola de Contas atuou como um intermediário entre os técnicos do Sebrae e os do Tribunal.

O chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan; a superintendente de controle externo, Flávia Alice Dias; o coordenador de auditoria operacional, Ryan Lima e o diretor (em exercício) da Escola de Contas Henrique Quites representaram o TCEMG na conferência. O Sebrae foi representado pelo gerente da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico (UADE) Alessandro Chaves e pelos analistas Anderson Cabido e Nilo Raposo. O Sebrae também é parceiro do Tribunal nos encontros técnicos promovidos pelo TCEMG por todo o Estado.

Sobre a proposta

De acordo com o chefe de gabinete da Presidência do TCEMG Carlos Alberto Pavan, a proposta apresentada será analisada pelos técnicos do TCEMG representados na reunião pela superintendente Flávia Alice e pelo coordenador Ryan Lima. “A proposta compreende a legislação atual, que foi impactada pela alteração provocada pela pandemia. Também envolve ações e temas relacionados a outros órgãos de controle e poderes como o Legislativo Municipal, o Executivo Estadual e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, relatou Pavan. O chefe de gabinete da Presidência do TCEMG sugeriu que o Sebrae encaminhasse todo o material para a análise da corte de contas. Os representantes do Sebrae concordaram e acataram a sugestão e agradeceram ao TCEMG pelo apoio e abertura.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação