Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal colhe os frutos de suas estratégias digitais

25/09/2020

Na manhã desta sexta-feira (25/9/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou seus avanços em relação às suas estratégias digitais. O evento intitulado “Rumo ao Tribunal Digital” apresentou de forma geral o que foi feito nesses últimos meses e os produtos que serão entregues. A reunião on-line foi acompanhada simultaneamente por mais de 260 pessoas e obteve mais de 1.000 visualizações. Clique aqui e assista.

O Tribunal Digital faz parte do Plano Estratégico do Tribunal (que contempla os cinco anos anteriores a 2020) e está vinculado ao Plano de Gestão do Biênio 2019-2020 regulamentado pela Portaria número 17/PRES./2019.

Os avanços na área representam a colheita dos frutos de tudo que foi “plantado” nos últimos anos e gestões. “Plantamos muita coisa e agora vamos começar a colher essas ideias, essas ferramentas, essas melhorias. Vamos mostrar o que estamos desenhando para os próximos anos”, explicou o diretor de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI) do Tribunal de Contas, Alexandre Lima.

“O objetivo é a entrega de ferramentas para todo o público interno do Tribunal. Tudo que vamos mostrar nesta reunião ou está pronto, ou em fase de homologação ou prestes a ser lançado. Tudo consta no Plano de Gestão deste biênio ou no Plano estratégico do Tribunal. Nada está no plano das ideias”, afirmou o diretor de estratégia e inovação, Alexandre Lima.

O diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga, disse que o trabalho integrado que está sendo feito ao longo da gestão do atual presidente (conselheiro Mauri Torres) atende ao seu plano de gestão. “Estamos apresentando aquilo que foi plantado com sementes lançadas ao longo de muitos anos e outras recentes”, lembrou o diretor-geral.

Marconi Braga classificou o e-TCE como uma ferramenta de “suma importância” para o Tribunal de Contas. O sistema representa a interface externa de outro sistema importante do TCE: o Sistema de Gestão e Administração de Processos (SGAP).

O diretor-geral salientou que o Tribunal deve continuar avançando no ambiente digital. “O TCE não pode fugir do digital. O Sistema de Gestão e Administração de Processos (SGAP) recebeu um upgrade (atualização) que resultou em um formato muito interessante. Os relatórios gerenciais do SGAP representam uma grande vantagem em relação a outros órgãos”, acrescentou o diretor-geral Marconi Braga.

Marconi mencionou que uma equipe de um órgão do Judiciário (Tribunal de Justiça) elogiou o SGAP do TCEMG recentemente.

Mesa de trabalho do SGAP

A superintendente de controle externo do TCE, Flávia Alice Dias, apresentou a Mesa de Trabalho do SGAP. Ela ressaltou que inicialmente ela será aplicada na área técnica do Tribunal e que nasce com a ideia de redimensionar a força de trabalho do TCE.

“Ela vai nos ajudar a fazer a gestão do nosso fluxo de trabalho (tanto para o gestor quanto para o servidor). Tudo que estava no Excel (a partir de processo) já está funcionando no SGAP. Conseguimos mapear o prazo inicial dentro de cada processo. Isso nos ajudará a traçar metas”, informou a superintendente de controle externo do TCE Flávia Alice Dias.

A ferramenta Mesa de Trabalho é de gestão, monitoramento e controle do trabalho. Ela tem como objetivo o aumento da produtividade e o controle de desempenho de cada servidor.

SGAP-BI

“Tudo que produzimos de relatórios no SGAP estão reunidos aqui", disse o diretor Alexandre. O sistema representa uma central de relatórios e dashboards (painéis gráficos) do SGAP e promete evoluções neste sentido. Ele centraliza os relatórios gerenciais e operacionais do SGAP exibindo em painés gráficos as “informações mais relevantes e interessantes”.

E-TCE

Os analistas Enivaldo Bigão e Fabio Negro apresentaram as inovações do e-TCE. Enivaldo lembrou que o sistema tem entrada para o usuário externo por meio do Sistema de Gestão de Identidade (SGI). Ele destacou que parte das melhorias no sistema vem de sugestões dadas pelos próprios usuários dele. “As ideias vêm dos próprios servidores, por meio das sugestões deles. Temos tentado atender todas elas”, disse.

“O e-TCE elimina o protocolo físico, vai dispensar o envio de papel mesmo internamente. Era isso que estava faltando para o ciclo completo desde o nascimento do processo”, acrescentou o diretor de gestão estratégica e inovação Alexandre Lima.

Atualmente o e-TCE possibilita o envio de 31 documentos e petições. Os documentos variam de desde o envio de sustentação oral (por áudio ou vídeo) até a uma proposta de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) pelo gestor. Os documentos são categorizados nos tipos: processual, recursal, regimental, gestor e genéricos.

Mapjuris

O sistema Mapjuris possui caráter orientador e pedagógico. O coordenador de Jurisprudência, Reuder Madureira, apresentou a ferramenta.

O diretor Alexandre Lima informou que para quem trabalha “com processo e elaboração de voto o Mapjuris é de suma importância. Para o jurisdicionado é fonte importante de consulta”, disse o diretor Alexandre Lima.

De acordo com o coordenador Reuder, o sistema foi lançado em 2011 e chamou a atenção do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES).

O MapJuris permite a uniformização interna de jurisprudência. “Entendo ser um meio de facilitar o trabalho e agilizar o trabalho da área técnica. A árvore de assuntos é um recurso importante no sistema atualizado”, informou o coordenador Reuder. Em um primeiro momento, o Mapjuris atenderá o público interno (o mais voltado para as sessões). Depois, será voltado para o público externo.

Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (Sisop-MG)

O gerente do projeto do Sisop, Sandro Miguez, caracterizou o sistema como uma ferramenta em constante evolução. Ele informou que no dia 31 de outubro a ferramenta será disponibilizada para o público externo do TCEMG.

“O principal objetivo do Sisop é permitir a tomada de decisões mais assertivas”, afirmou Sandro. Ele identificou que os sistemas atuais do TCE têm uma aparência muito parecida. “Essa padronização sem dúvida nenhuma é um grande facilitador para o usuário dos sistemas”, garantiu Sandro Miguez.

O novo sistema substitui o antigo Geo-Obras e promete mais agilidade e menos retrabalho no envio de informações de obras (antes enviadas para dois sistemas diferentes).

Vem aí

O diretor Alexandre Lima informou que no dia 6 de outubro será comemorado o Ada Lovelace às 10h, pelo canal oficial do TCEMG no YouTube. A comemoração do Dia da Inovação Ada Lovelace tem o objetivo de incentivar a inovação e o crescimento tecnológico, científico e intelectual para melhoria de todos os campos de atuação do Tribunal.

Outra inovação será a apresentação da nova intranet totalmente reformulada (prevista para o fim de outubro e inicio de novembro).

O Plenário Virtual também foi anunciado como um sistema que está em construção. O normativo dele já está consolidado.

Também foi anunciada a contratação de pacote que permite mais armazenamento de e-mail e com programa de conferência on-line atual.

Uma melhora no serviço de digitalização também foi anunciada, com contratação de empresa para esse fim.

2021

Estão previstas a reformulação do TC Legis, da "família CR” (CRS, CRJ E CRTCE), um novo plano estratégico (2021-2026) com foco na estratégia digital e um novo Regimento Interno (com anteprojeto já em fase de consolidação e revisão).

O termo CRS significa Central de Relacionamento com os Servidores. O termo CRJ, Central de Relacionamento com o Jurisdicionado e o termo CRTCE significa Central de Relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado.

Encerramento

O evento foi encerrado com a participação do chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan.“Vemos com muita satisfação tudo que foi apresentado. É a conclusão de um planejamento e sonho, quando o conselheiro estava prestes a assumir a Presidência do Tribunal. A crise provocada pela pandemia fez com que atolássemos o pé no acelerador. Conseguimos, com muito esforço, muitas coisas ao longo desses seis meses deste ano de 2020”. Pavan se referia aos desafios impostos pela atual pandemia do coronavírus.

“Agradecemos a entrega, dedicação e comprometimento de cada um. Todo mundo deu a sua contribuição. Vamos entregar, em fevereiro, um Tribunal mais moderno e eficiente. Me sinto realizado com tudo isso que foi feito por essa equipe maravilhosa”, disse Pavan.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação