Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de congresso internacional transmitido de Portugal

27/11/2020

Fotos: Karina Camargos Coutinho

Durante a tarde desta sexta-feira (27/11/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou do XXV Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). O evento foi realizado de forma on-line e teve a República Portuguesa como país anfitrião. O congresso foi transmitido da cidade de Lisboa (capital de Portugal).

Participaram pelo TCE de Minas Gerais (Brasil): o conselheiro Cláudio Terrão, o chefe de gabinete da Presidência Carlos Alberto Pavan, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPCMG) Cristina Melo e a diretora da Escola de Contas e Capacitação do TCEMG Naila Mourthé. De acordo com a Escola de Contas do TCEMG, cerca de 1500 participantes acompanharam a apresentação.

 Coordenador do painel

O conselheiro Cláudio Couto Terrão foi o coordenador do painel do TCE e falou sobre o controle da efetividade da política pública de educação pelo Tribunal de Contas. Terrão defende a Educação como política pública transformadora. Em 2017, o TCE de Minas Gerais lançou o Programa Na Ponta do Lápis e com ele o aplicativo de mesmo nome.

O programa prioriza a fiscalização dos recursos públicos na área da Educação. “Partimos de um modelo de conformidade (comum no Brasil) para um de efetividade e resultados”, explicou o conselheiro Cláudio Couto Terrão. “A nossa intenção era estabelecer uma pequena semente”, disse o conselheiro. Na época (2017 a 2018), Cláudio Terrão esteve à frente do Programa Na Ponta do Lápis.

O conselheiro Cláudio Terrão também alertou para o uso adequado dos 25% destinados à Educação. “Esses recursos devem ser carreados de forma adequada a atender a estrutura de ensino”, afirmou o conselheiro.

Aplicativo Lupa de Minas

O chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan, explicou sobre “transparência para o controle social” apresentando o aplicativo Lupa de Minas. Pavan disse que era uma “honra participar de um evento internacional apresentando o aplicativo”. O Lupa de Minas fornece dados dos municípios mineiros “criando o espírito público” para o debate do cidadão, definiu o chefe de gabinete.

Ministério Público de Contas

Já a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPCMG), Cristina Melo, abordou o tema da “participação cidadã e da sociedade civil no controle do financiamento da Educação pública no Brasil”. Cristina Melo defendeu o mínimo constitucional de 25% para a Educação e se posicionou contra a discricionariedade nesse sentido.

Ela também ressaltou a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), dos conselhos de Educação e advertiu sobre a necessidade de se capacitar os conselheiros de Educação. “É necessário que os cursos tenham caráter permanente”, solicitou a procuradora do Ministério Público de Contas (MPCMG).

Aplicativo Na Ponta do Lápis

A apresentação do aplicativo Na Ponta do Lápis ficou a cargo da diretora da Escola de Contas Naila Mourthé. Ela participou da criação do Programa e do desenvolvimento do aplicativo juntamente com o conselheiro Cláudio Terrão.

A diretora da Escola de Contas do TCEMG disse que era uma “alegria muito grande compartilhar com o público português um pouco da história” do Programa.

Ela mostrou imagens que retratavam problemas em algumas escolas públicas brasileiras, e explicou que o aplicativo recebe relatos da comunidade escolar. “Temos uma parceria com a sociedade para atingirmos nossos objetivos”, ressaltou a diretora Naila Mourthé.

Os aplicativos do TCE de Minas podem ser baixados gratuitamente pelo Play Store ou Apple Store (loja de aplicativos).

Clique aqui e acesse as fotos.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação 

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)

Belo Horizonte | Minas Gerais | Brasil