Siga-nos nas redes sociais:

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG vence prêmio Conip 2020 com trabalho sobre Política de Fiscalização Integrada Suricato

10/12/2020

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi o grande vencedor do Prêmio CONIP 2020 de Excelência em Inovação no Judiciário e Controle na categoria Órgãos de Controle com o trabalho “Inovação e tecnologia no controle externo: Política de Fiscalização Integrada Suricato do TCEMG” de autoria do conselheiro do TCEMG Sebastião Helvecio e a analista de controle externo, Raquel de Oliveira Miranda Simões. O anúncio foi feito na sexta-feira (04/12), através do júri formado por professores e pesquisadores da área de inovação e tecnologia e compartilhado pelo conselheiro durante sessão do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (09/12).

O presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, e os conselheiros Gilberto Diniz, Cláudio Terrão,José Alves Viana, Wanderley Ávila, Durval Ângelo e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elke Andrade Soares, que participavam da sessão, parabenizaram Sebastião Helvecio a analista de controle externo do TCEMG, Raquel Simões, e o restante da equipe que ajudaram no trabalho pelo recebimento do prêmio.

O Prêmio Conip de Excelência em Inovação no Judiciário tem como objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização do Poder Judiciário e nos órgãos de controle que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. A seleção dos trabalhos vencedores é realizada pelo Conselho Consultivo do CONIP, formados por representantes de órgãos públicos, fundações e entidades da sociedade civil, que avaliam dados relevantes como a abrangência e utilidade pública do trabalho, além do desempenho da aplicação.

Leia na íntegra a fala do conselheiro Sebastião Helvecio:

Na oportunidade, no mesmo sentido da inovação na gestão pública, trago notícias do 15º Congresso de Inovação no Judiciário & Controle, agora para anunciar, com grande satisfação, que este Tribunal de Contas recebeu o prêmio CONIP 2020 para a categoria Órgãos de Controle, anunciado na sexta-feira, dia 04/12. O júri formado por professores e pesquisadores da área de inovação e tecnologia escolheu, entre dezenas de trabalhos apresentados e defendidos no evento, o Suricato, a Política de Fiscalização Integrada do TCEMG.

Vejo, com muita alegria, meu caro Presidente Mauri Torres, que acertou o Tribunal de Contas de Minas, quando investiu, com recursos próprios, humanos e financeiros ̶ gosto de enfatizar ̶ , na mudança cultural da Casa para tratar os dados como importante ativo institucional, atuando na produção do conhecimento para melhoria da tomada de decisão como também para a transformação positiva da realidade dos usuários dos serviços públicos, reais beneficiários do Controle Externo.

A premiação nos indica que a prática inovadora deve ser fortemente priorizada nos Tribunais de Contas para uma atuação em benefício da sociedade. Portanto, parabenizo Vossa Excelência pelo empenho em seguir as atuais diretrizes do Controle Externo nacional e internacional; e agradeço pela gestão colaborativa.

Conforme informei na sessão anterior, desde 1998 o Prêmio CONIP seleciona, no âmbito do Judiciário e dos Órgãos de Controle, os melhores projetos brasileiros que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação