Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Acompanhe hoje (17/02), a posse da nova gestão (2021-2022), de forma virtual

17/02/2021

Hoje (17/02), às 17h, a próxima gestão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para o biênio 2021-2022 tomará posse. O evento será transmitido ao vivo na página oficial do Youtube no TCEMG. Clique aqui e ative o lembrete.

O governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema estará presente na sede do TCEMG juntamente com conselheiros da Corte de Contas mineira. Entretanto, aqueles que quiserem cumprimentar a nova gestão, devem mandar mensagens pelo chat (bate-papo) do Youtube no momento da transmissão ou pelo e-mail cerimonial@tce.mg.gov.br.

Atualmente, o presidente do Tribunal de Contas é o conselheiro Mauri Torres. O vice-presidente, o conselheiro José Alves Viana; o ouvidor, conselheiro Durval Ângelo; e o corregedor, conselheiro Gilberto Diniz.

Próxima gestão

O conselheiro José Alves Viana foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais por unanimidade para o biênio 2021-2022. A eleição para os cargos diretivos da Corte de Contas foi realizada em sessão especial de Tribunal Pleno no dia 16/12/2020. A sessão plenária foi presidida pelo conselheiro Mauri Torres.

Para o cargo de vice-presidente foi eleito o conselheiro Gilberto Monteiro Diniz. O conselheiro Durval Ângelo foi eleito corregedor e o conselheiro decano Wanderley Ávila eleito ouvidor.

Quem é quem

O conselheiro José Alves Viana assumirá como presidente no biênio 2021-2022. Depois de eleito pelo plenário da Assembleia Legislativa para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas mineiro, foi empossado no dia 1º de agosto de 2012. É pós-graduado em Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade, pela PUC-MG. Formou-se em Medicina na Faculdade de Montes Claros, em 1975. Em 1982 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Curvelo e em 1988 foi eleito Prefeito da cidade de Curvelo. Ele é natural de Alagoas, casado e tem cinco filhos. Ainda jovem, mudou-se para Curvelo (MG).

O conselheiro Gilberto Diniz assumirá a vice-presidência no próximo biênio. Ele entrou no TCEMG por meio de concurso público. Em 18/7/1988 tomou posse e entrou em exercício no cargo efetivo de contador-inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). No Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), exerceu, ainda, os cargos de provimento em comissão de assessor de conselheiro e de chefe de gabinete da Presidência. Em 2006, depois de aprovado em concurso público de provas e títulos e nomeado pelo então governador Aécio Neves, foi empossado no cargo de auditor (atual cargo de conselheiro substituto).

Em 9/10/2013, depois da indicação de seu nome em lista tríplice de auditores (conselheiros substitutos) pelo Chefe do Poder Executivo estadual e aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi nomeado pelo então governador Antônio Anastasia para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), data em que tomou posse e entrou em exercício.

O conselheiro Durval Ângelo assumirá como corregedor. Ele foi indicado pelo governador Fernando Pimentel para ocupar a vaga aberta depois do falecimento da conselheira Adriene Andrade. O ato foi aprovado por unanimidade em 17/07/2018 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tomou posse como conselheiro do TCEMG em 1º/08/2018. Ex-seminarista, formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Tem pós-graduação em Educação, é professor licenciado da rede pública de Belo Horizonte e aposentado da rede de ensino de Contagem (MG).

O conselheiro Wanderley Ávila assumirá como ouvidor. Ele assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no dia 30 de setembro de 2004, em substituição ao conselheiro João Bosco Murta Lages (que havia falecido). No dia 2 de fevereiro de 2005 assumiu o cargo de conselheiro corregedor, deixando-o posteriormente para assumir o cargo de vice-presidente no dia 7 de fevereiro de 2007. Tomou posse na Presidência do TCEMG no dia 12 de fevereiro de 2009, cumprindo um mandato de  dois anos, encerrado em 08/02/2011. Diante da renúncia do conselheiro Antônio Andrada ao cargo de presidente do TCEMG, Wanderley Ávila foi reeleito e tomou posse em 18/05/2012 como presidente, cargo que exerceu até o dia 20/02/2013.

Clique abaixo e veja o vídeo da TV TCE que informou sobre a eleição para o biênio 2021-2022. 

Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação