Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG apresenta Manual de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia

12/03/2021

Em um evento virtual, na manhã desta sexta-feira (12/03), o Tribunal de Contas apresentou seu Manual de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, que sistematiza e aperfeiçoa os métodos, técnicas, procedimentos e conceitos do setor, além de possibilitar a realização de fiscalizações em consonância com as normais nacionais e internacionais de controle. O novo manual do TCEMG já está disponível para consulta, clicando AQUI.
 
A mediação do encontro foi feita pela diretora de Fiscalização de Matérias Especiais, Erica Apgaua de Britto. Ela ressaltou a importância das auditorias e reforçou a necessidade de seguir diretrizes e parâmetros durante as ações fiscalizatórias. A coordenadora elogiou o manual produzido e disse que se trata de peça importante para o desenvolvimento dos trabalhos de auditoria na Casa. A analista do TCEMG, Karla Martins, falou sobre as motivações para a construção do manual, enfatizando pontos como o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), da Atricon, importância da padronização, atualização e adequação a normas de auditoria, revisão de procedimentos e especificidades de fiscalização de obras e serviços de engenharia já presentes no Tribunal, além de reforçar que o manual foi concebido com a participação e servidores, envolvendo toda a área técnica no desenvolvimento e posterior adoção do manual.
 
Os servidores do TCEMG Pedro Henrique Araújo e Douglas de Oliveira, integrantes do grupo de trabalho que desenvolveu o manual, fizeram a apresentação da nova peça. Eles explicaram todo o conteúdo, subdividindo em conceitos de auditoria e inspeção, planejamento da auditoria, execução e elaboração do relatório final. Douglas debateu sobre os conceitos e esmiuçou as fases de planejamento de uma auditoria. Já Pedro Henrique falou sobre as fases de execução e posterior elaboração do relatório final, destacando pontos como inspeção in loco ou à distância, definição de amostragem e análises dos documentos. 
 
O grupo de trabalho que desenvolveu o Manual de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia foi formado pelos servidores Valéria Ferro, Adelaide Coelho, André Mendes, Henrique Satuf Silva, além de Douglas de Oliveira e Pedro Henrique Araújo, tendo como revisores Karla Martins, Romero Caixeta e Heloísa Helena Rocha.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação