Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG é o novo Coordenador Executivo da ARCCO

06/05/2021

Imagem da reunião realizada no dia 26/04

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi eleito o novo Coordenador Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO/MG). A escolha foi feita durante 1º reunião ordinária da ARCCO, realizada no dia 22/02/2021, por meio de videoconferência. A Superintendente de Controle Externo (SCE), Simone Reis de Oliveira, exercerá a função de Coordenadora Executiva, com o auxílio das Assessorias e servidores da SCE.

“É com muita honra que o TCEMG assume a Coordenação Executiva da ARCCO. O nosso objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela CGE-MG, ampliando a articulação de parcerias entre os órgãos públicos nas diversas esferas da Administração Pública, com vistas ao aprimoramento das ações direcionadas à prevenção da malversação de recursos públicos, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social e ao compartilhamento de informações e documentos, ” afirmou Simone. A Coordenação Executiva tem a duração de um ano e pode ser prorrogada por mais um ano.

Entre as atribuições da coordenação estão, representar a ARCCO/MG perante o público externo; organizar, presidir, pautar e secretariar as reuniões ordinárias e extraordinárias, inclusive lavrando ata a ser disponibilizada a todos os integrantes; organizar a realização de evento anual em comemoração ao dia internacional contra a corrupção; articular, entre os integrantes da ARCCO/MG, a realização dos objetivos estabelecidos no art. 1º deste regimento interno e no acordo de cooperação técnica, sem prejuízo de igual iniciativa pelos demais integrantes; convidar, quando julgar necessário, especialistas para participar das reuniões, sem direito a voto; desenvolver ações de avaliação da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate À Corrupção – ARCCO/MG; e zelar pelo cumprimento das deliberações.

No dia 26/04 foi realizada a primeira reunião sob a coordenação do TCEMG, durante ela foi definido que a ARCCO irá assumir no Estado de Minas Gerais o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), sob a coordenação da Roberta Mallab do TCU-SEC-MG.

Sobre a REDE ARCCO

A Rede de Controle estadual denominada Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção– ARCCO/MG, constituída como espaço colegiado e permanente no âmbito do Estado de Minas Gerais, é formada por órgãos/instituições integrantes da Administração Pública, signatários do acordo de cooperação técnica, firmado em 20 de novembro de 2009.

Os objetivos da ARCCO são desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção; fortalecer, ampliar e aprimorar a articulação institucional; compartilhar informações, bancos de dados e documentos, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão/instituição; estimular o controle social; desenvolver treinamentos, seminários e outros tipos de evento visando à capacitação de seus quadros e dos demais agentes públicos.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação