Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal faz determinações a município do Triângulo Mineiro para aprimorar procedimentos de controle interno e sistema de transporte

19/05/2021

Imagem ilustrativa retirada da internet

Os conselheiros membros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais, na sessão telepresencial da última quinta-feira (13/05), acompanharam a proposta de voto do conselheiro substituto Telmo Passareli na auditoria de conformidade realizada no município de Serra do Salitre, pertencente ao Triângulo Mineiro, processo n. 1058528. A auditoria ocorreu no ano passado com o objetivo de examinar as rotinas de trabalho e os procedimentos de controle interno das unidades executoras do sistema de transporte e equipamentos do Poder Executivo quanto à sua eficiência e eficácia.

O colegiado, à unanimidade, e em consonância com o relatório elaborado pela unidade técnica, que constatou a necessidade de melhoria nesses segmentos, determinou ao atual prefeito, Paulo Giovani Silveira de Melo, e ao atual responsável pelo controle interno, que, em até 90 dias, comprovem a adoção das providências para que a Comissão de Controle Interno atue efetivamente na organização dos controles; realizem auditorias periódicas, reportando à autoridade superior as ocorrências verificadas; e que exerçam maior controle na utilização dos veículos e equipamentos, inclusive procedendo à sua baixa ao se tornaram inservíveis.

O Tribunal de Contas também exigiu que as alocações de despesa sejam realizadas nos respectivos veículos e equipamentos pertencentes à Administração e que o envio das informações atinentes a esses veículos e equipamentos seja por intermédio do Sicom, sistema criado em parceria com os jurisdicionados para apoiar o controle externo da gestão dos recursos públicos.

Por fim, determinou à unidade técnica responsável que promova o monitoramento da efetivação das ações, conforme o Regimento Interno do tribunal.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação