Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG atualiza normas e procedimentos para utilização de recursos tecnológicos

01/06/2021

Encontram-se publicados no Diário Oficial de Contas (DOC) de hoje, 1º de junho, as normas e procedimentos atualizados para a utilização dos recursos tecnológicos do Tribunal de Contas de Minas Gerais. O documento, instituído por meio da Portaria n. 36/Pres/2021 tem o objetivo de garantir a segurança da informação “para todo o ambiente computacional e tecnológico do Tribunal de Contas, por meio de definições de processos, regras, responsabilidades e controles com suas informações e dados”.

Essa medida de proteção levou em consideração as ameaças frequentes às informações, “por intermédio de acessos não autorizados, vírus, vandalismo, hackers, incêndios, alagamentos, desabamentos”, entre outros, bem como os crescentes e constantes avanços da tecnologia da informação, tornando necessária a atualização de normas e procedimentos da utilização dos recursos tecnológicos. Considerou também a atual situação vivenciada pelo estado, advinda da pandemia do coronavírus (Covid-19), responsável pelo crescimento da forma de trabalho remoto no Tribunal de Contas, demandando normas e procedimentos para a segurança do ambiente tecnológico.

A medida considerou, ainda, os objetivos, indicadores e iniciativas estratégicos, previstas no Plano Estratégico institucional para o período de 2021 a 2026, aprovado pela Resolução nº 01/2021, em especial o Objetivo Estratégico n. 18 - Desenvolver competências digitais, disseminar a cultura de dados e implantar a governança de dados e de tecnologia da informação alinhada à estratégia.

Pretende-se com essas diretrizes “apresentar aos servidores, funcionários terceirizados, estagiários, prestadores de serviços e demais visitantes, as diretrizes e normas referentes à segurança da informação e ao uso de recursos computacionais implantados no Tribunal de Contas, buscando sempre os procedimentos adequados para a proteção dos dados e informações do tribunal, contra ameaças internas ou externas, intencionais ou acidentais”. O documento foi validado e normatizado pelo Comitê Gestor de TI, implementado pela Portaria n. 48/Pres/2017.

Leia o inteiro teor de seu conteúdo acessando o link https://doc.tce.mg.gov.br/Home/ViewDiario/2021_06_01_Diario.pdf. O anexo da portaria, contendo todas as informações sobre as atuais normas e procedimentos para utilização dos recursos tecnológicos do TCE, encontra-se às páginas 14 a 27.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação