Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de curso sobre auditoria no setor público

14/06/2021

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), promoveu, nos dias 10 e 11 de junho, a primeira parte do Módulo III do curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”. O objetivo do curso é capacitar servidores dos Tribunais de Contas de todo o país nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público (NBASP e NBC TASP), editadas pelo CFC.
 
Nessa primeira parte do Módulo III, o professor Cláudio Longo (Ibracon) tratou a abordagem normativa de assuntos como: coleta e análise de evidências; procedimentos analíticos; amostragem (aleatória e não-aleatória); observação dos requisitos no setor público, e outros assuntos correlatos às normas NBC TA/ISA grupos 500 e 600 (NBASP/ISSAI grupos 2500 e 2600).
 
Já o professor Marcos Carvalho (Ibracon) demonstrou o avanço tecnológico hoje existente na PwC (firma de auditoria privada integrante do grupo das quatro maiores do mundo, “Big4”), expondo as ferramentas utilizadas para documentação dos trabalhos, gestão de auditorias, extração e análise de dados, bem como ferramentas de inteligência artificial.
 
O professor Filipi Assunção Oliveira (analista de Controle Externo do TCEMG/IRB) foi o responsável por apresentar as aplicações práticas relacionadas ao conteúdo difundido. Foram apresentados papéis de trabalho desenvolvidos pela Coordenadoria de Auditoria Financeira e Fiscalização de Projetos Financiados (CAFIN), que possuem como objetivo integrar as atividades de auditoria financeira em conformidade com os requisitos das referidas normas. Com efeito, demonstrou-se como ocorre a documentação de processos de auditoria como: identificação e avaliação de riscos; análise do desenho e implementação de controles internos; amostragem de atributos para exames de controles; amostragem por unidade monetária para exames substantivos; testes de eficácia operacional de controles internos; testes substantivos de detalhes; procedimentos analíticos substantivos.
 
O conteúdo do curso encontra-se disponibilizado no canal do CFC no Youtube, e pode ser acessado pelos seguintes endereços:
 
Parte 01
 
Parte 02
 
Com informações da Coordenadoria de Auditoria Financeira e Fiscalização de Projetos Financiados