Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas participa de Seminário do Cimams em Montes Claros

22/10/2021

Marconi Braga, diretor-geral, palestra em Montes Claros no Seminário da Cimams (foto: Arthur Amorim Júnior)

O diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Marconi Braga, e os analistas de Controle externo Sandro Miguez e Ana Carolina de Macedo e Marques, se apresentaram nesta sexta-feira, 22/10/2021, do Seminário “Gestão Pública Legal e Eficiente”, que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, realizou na cidade de Montes Claros, no norte de Minas.

Após a abertura, ainda no horário da manhã, o diretor do TCEMG, Marconi Braga, ministrou a palestra sobre a “Fiscalização e acompanhamento dos atos do Controle Interno Municipal”. O diretor-geral disse que o Tribunal tem atuado sempre com a intenção de orientar e acompanhar as mudanças. “Essas ações pedagógicas do TCE seguem o caminho de controle nas áreas administrativas, através de orientação, correção e punição, se for o caso. As mudanças trazem dificuldades para os gestores e para os órgãos de controle, principalmente neste período de pandemia. Por isso, estamos aqui para ouvir e repassar informações sobre alguns pontos que ainda estão provocando polêmicas, mas que o Tribunal de Contas está atento e procurará resolver”, explicou.

Já no turno da tarde, Ana Carolina, analista do TCEMG, fala sobre a devida utilização de recursos do FUNDEB remanescentes do período de Pandemia. E, antes do encerramento, Sandro Miguez irá palestrar sobre o sistema de informações de serviços de engenharia e obras públicas (Sisop-MG) e a responsabilidade da administração pública.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, fez a abertura do Seminário “Gestão Pública Legal e Eficiente”, e na oportunidade destacou a importância da aproximação e da parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no repasse de forma didática, através dos seus técnicos, as informações necessárias sobre as mudanças ocorridas na Lei de Responsabilidade Fiscal, Fundeb e outras. O evento reuniu prefeitos, controladores internos, e secretários de Educação de 76 cidades que fazem parte do CIMAMS. Sobre os controladores internos, o presidente Valmir Morais fez questão de fazer um destaque sobre a inserção deste profissional na gestão pública, pois tem ajudado sobremaneira no bom funcionamento das administrações.

Fonte: Cimams