Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

II CITC reconhece trabalho desenvolvido por conselheiro do TCEMG

12/11/2021

O encerramento do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas serviu como palco para homenagear o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Sebastião Helvecio, que se aposenta ainda esse ano. O evento aconteceu hoje, 12 de novembro, no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, na Paraíba.

Sebastião Helvecio está na carreira pública desde dos anos de 1980, quando assumiu a diretoria-geral do Instituto Mineiro de Assistência aos Municípios (IMAM), em 1983.Mineiro de Juiz de Fora, Helvecio também esteve à frente da Secretario de Estado da Saúde, entre 1989 e 1990, quando implantou a Fundação Hemominas. Ainda foi vice-prefeito de Juiz de Fora, no mandato de 2001/04.

Sebastião Helvecio tomou posse como Conselheiro no dia 23 de setembro de 2009. Ele foi o escolhido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e nomeado pelo Governador Aécio Neves para substituir o Conselheiro Simão Pedro Toledo, falecido em 02/05/2009. No Tribunal ele foi Corregedor (2011-12), Vice-Presidente (2013-14) e assumiu a Presidência em fevereiro de 2015 para um mandato de dois anos.

Em 2013 foi eleito presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil de estudos e pesquisas dos tribunais de contas do Brasil (2014/15) sendo reeleito para novo mandato de dois anos (2015/16). Membro do Comitê Executivo de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Produzido pela equipe técnica do conselheiro, Sebastião assistiu a um vídeo com depoimentos de diversas autoridades do meio político e acadêmico, contando experiências vividas ao lado dele. Entre os personagens, estão Antônio Arias Rodrigues, da Universidad de Ouviedo/Asturia; Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional; Carlos Mauricio Cabral Figueiredo, da German Internacional Cooperation (GIZ); Jamile Bergamaschine Mata Diz, Centro de Excelência Jean Monnet – UFMG; Maristela Baioni, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Antônio Augusto Anastasia, senador da República; José Ulisses Jacoby Fernandes, fundador da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados; Magdalena Cordero, Tribunal de Contas Europeu; Marcelo Barros Gomes, Cooperação e parcerias internacional – TCU; Marcos Bontuni, diretor de Governança Pública – OCDE; Ivan Lelis Bonilha, presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do TCEPR; Friedrich Pammer, presidente da Eurorai; o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Minas Gerais, Mauri Torres; e, por fim, a assessora do gabinete do conselheiro, Raquel de Oliveira Miranda Simões, que também sumiu ao palco, acompanhada da colega Marília Gonçalves de Carvalho para cumprimentar Sebastião pela parceira de 11 anos.

A frente do púlpito, o conselheiro decano do Tribunal de Contas de Minas Gerais Wanderley Ávila teceu elogios à trajetória profissional do colega. Conhecidos antigos, trabalharam juntos na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, onde Wanderley conheceu o perfil estudioso e proativo do colega.

Wanderley não se mostrou surpreso com os serviços prestados por Sebastião ao Tribunal. “Sei da capacidade intelectual e agregadora dele”. Lembrou da proposta da renegociação da dívida do Estado de Minas com a União, relatoria de Helvecio, e o Balança Geral de 2010, quando se deparou aos elevados juros aplicados à dívida mineira, levando o caso ao conhecimento de todo o país. “O impossível é aquilo que ninguém fizera anteriormente”, parafraseou.

O Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato não poderia deixar de ser citado. “São muitas ações e atividades que posso recordar. Ainda em 2010, o TCE implantou de forma inédita no controle externo brasileiro a política de fiscalização integrada, Suricato, projeto de autoria do conselheiro Sebastião Helvecio, possibilitando ao Tribunal dar grande salto em ações de fiscalizatória e de acompanhamento.” O programa já foi premiado nacionalmente mais de uma vez, e também foi laureado em Xangai, na China, com o trabalho “O uso de big datas para o uso de compras públicas”, baseado na experiência do TCE mineiro, com a implementação da política de Fiscalização Integrada. Wanderley também lembrou de quando o Suricato conquistou o primeiro lugar na edição do Concurso entre os países do BRINCS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Sebastião Helvecio recebeu a Medalha de Mérito Rui Barbosa das mãos do conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima.

Medalha de Mérito Rui Barbosa

Ainda na parte da manhã, foi entregue aos conselheiros que tiveram a frente das diretorias do Instituto Rui Barbosa (IRB) no período de 2018 a 2021 a Medalha de Mérito Rui Barbosa. A homenagem é uma honraria conferida a personalidades que atuam e contribuem significativamente para o aprimoramento das atividades de contas do Brasil.

Em comemoração aos 50 anos de existência do Tribunal de Contas da Paraíba, a Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira, premiou as melhores monografias inscritas, com a temática que envolvia ações pela sociedade. Os estudantes receberam o prêmio das mãos do coordenador da instituição, conselheiro Arnóbio Alves Viana.

Eleitos novos presidentes do IRB e Atricon


O último dia de evento também marcou a homologação das eleições para os novos presidentes das duas maiores instituições relacionadas aos tribunais de contas. A partir do ano seguinte, à frente do Instituto Rui Barbosa (IRB), estará o conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará Edilberto Pontes Limas. Para o biênio 2022-2023, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) terá o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul Cezar Miola como presidente.

II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

O encontro é resultado da união dos dois maiores eventos destinados ao Controle Externo e tribunais de contas: o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Com o tema “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação’’, o evento vai discutir impactos da pandemia e vai promover encontros técnicos e apresentar trabalhos científicos. A capital paraibana, João Pessoa, foi o cenário escolhido para receber essa reunião, em formato híbrido.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação