Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Patrono do Suricato recebe homenagem

23/11/2021

O conselheiro Sebastião Helvecio é considerado o patrono do Suricato (Foto: Thiago Rios Gomes)

O fim da tarde de ontem, 23/11/2021, vai ficar marcado na vida do conselheiro Sebastião Helvecio, pela homenagem O conselheiro Sebastião Helvecio agradeceu a homenagem feita no seu antepenúltimo dia como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Helvecio foi o idealizador do Centro de Fiscalização e presidiu o TCEMG, no biênio 2015/2016

O atual diretor do Suricato, Henrique Quites, destacou a maturidade que a unidade atingiu desde a sua criação, em 2010. “Devemos o legado Suricato a semente que foi plantada pelo senhor, que é o patrono do setor”, afirmou o diretor. O diretor-geral do TCEMG Marconi Braga, lembrou da atuação do conselheiro e que certa vez o atendeu, ainda como deputado, quando esteve no Tribunal para solicitar algumas informações e dados. “Me lembro quando trabalhava na secretaria do pleno, o senhor estava escrevendo uma tese de doutorado e veio ao Tribunal solicitar alguns dados. Depois disso, o senhor trabalhou para que hoje sejamos considerados repositório de dados”, contou Marconi. 
O conselheiro recebeu uma placa o homenageando (Foto: Thiago Rios Gomes) A ex-diretora da unidade Jacqueline Gervásio lembrou do caminho percorrido até aqui, para que os técnicos trabalhassem em melhores condições, entregando resultados mais eficientes e eficazes. ‘Sou testemunha viva da importância que o senhor teve para que pudéssemos estruturar o setor. Antes, a salas eram muito pequenas e, hoje, o Suricato é reconhecido nacional e internacionalmente”, declarou orgulhosa. A analista de controle externo do TCE e integrante do Suricato desde a sua criação, Ana Elisa Oliveira, entregou ao conselheiro, em nome do setor, uma placa o homenageando e ressaltou o legado deixado por ele. “Hoje vemos o crescimento da equipe e isso nos deixa muita envaidecidos. Sabemos que a semente que o senhor plantou se frutificou e não vai parar mais de dar frutos”, afirmou a analista. 
A madrinha da unidade assessora do conselheiro Sebastião Helvecio, Raquel Simões, agradeceu a todos por “manterem vivo o coração pulsante” do Suricato. “Eu dizia, desde 2010, que as pessoas dessa unidade sempre tiveram brilho nos olhos e acreditavam que os dados poderiam auxiliar nas melhores decisões para o Tribunal”, declarou Raquel. A assessora também destacou o trabalho realizado pelos sucessores do conselheiro que deram continuidade ao projeto. “O trabalho é tão bom que as equipes e os presidentes que assumiram depois do conselheiro agregaram muito à unidade e trouxeram ainda mais opções para fortalecer o setor. Porque eles veem na Diretoria um ambiente onde podem acreditar e escolher o melhor caminho” ressaltou Raquel. 
O conselheiro: 
Sebastião Helvecio tomou posse como conselheiro do TCEMG em 2009 depois de exercer, por seis legislaturas consecutivas, o mandato de deputado estadual.
Formado em medicina, doutor em saúde coletiva, especialista em pediatria, bacharel em Direito e pós graduado em Controle Externo e Avaliação da Gestão Pública, Helvecio é signatário da Lei Estadual 10.057/89 que implantou a Fundação Hemominas.
Palestrante convidado para diversos congressos e autor de inúmeros trabalhos publicados, o conselheiro já foi o responsável pela Corregedoria do TCEMG (2013-2014), pela vice-presidência (2013-2014) e pela presidência (2015-2016). Aposenta-se do TCEMG em 31 de novembro deste ano, mas continuará a se dedicar ao Controle Externo. 
Helvecio integrará o Centro de Autos Estudos Estratégicos do Instituto Serzedello Corrêa. O instituto que é um dos responsáveis por aconselhar as diretrizes do Tribunal de Contas da União é a Escola Superior do TCU e sua atuação alia Educação, Informação, Inovação e Cultura para a construção de conhecimentos que possam apoiar a atuação do controle externo e o aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade

O patrono e a madrinha dp Suricato (Foto: Thiago Rios Gomes)

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação