Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de audiência pública sobre repasses do Estado para hospitais filantrópicos

29/11/2021

Crédito: Willian Dias/ALMG
O diretor de Controle Externo do Estado (DCEE), Pedro Henrique Azevedo, e a analista de Controle Externo Jeane Santos participaram, na última semana, de uma audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que discutiu sobre a necessidade de aprimorar o controle dos recursos públicos destinados aos hospitais filantrópicos.
 
O deputado Arnaldo Silva (DEM), que solicitou o debate, é autor de um projeto de lei que altera a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o objetivo de acrescentar penalidade aos gestores públicos municipais que fizerem retenção ou aplicação indevida de recursos estaduais para instituições filantrópicas de saúde. Tais recursos, advindos das emendas parlamentares, são encaminhados aos municípios, que, por sua vez, fazem o repasse para as instituições beneficiadas. Caso seja aprovado o projeto de lei, esses gestores poderão ser punidos com a reprovação de suas contas pelo TCEMG.
 
Pedro Azevedo lembrou, durante a audiência, que o Tribunal coordenou os estudos que resultaram no acordo para o repasse de cerca de R$ 7 bilhões em recursos da área da saúde devidos pelo Estado aos municípios. “O TCE calculou cerca de R$ 122 milhões em dívidas com associações filantrópicas e 73 milhões com fundações”, disse, destacando a importância do correto repasse dos recursos públicos para a saúde. Pedro observou que o projeto de lei vem em boa hora, permitindo aprimorar a fiscalização dos recursos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. 
 
O diretor de Controle Externo do Estado ainda ressaltou que o desvio de finalidade das emendas poderá, com a aprovação do projeto de lei, ensejar o procedimento de tomada de contas especial e os gestores municipais poderão ser obrigados a ressarcir o erário.
 
Para assistir a audiência pública completa, clique AQUI.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação