Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Fundação João Pinheiro realiza evento para lançamento da revista Campo de Públicas: conexões e experiências

08/04/2022

A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza na próxima terça-feira, 12/04, às 10h, o evento Jornada da Administração Pública para lançamento do primeiro volume da Revista Campo de Públicas: conexões e experiências. O encontro terá os professores da FJP Élida Graziane e Ricardo Carneiro tratando sobre o tema: Planejamento no Brasil: uma agenda de retomada do devido processo de ordenação legítima de prioridades. A mediação será feita por Bruno Magalhães, coordenador do curso de graduação em Administração Pública da Escola de Governo Fundação João Pinheiro (EG-FJP).
Entre os artigos publicados nessa primeira edição do periódico está o do assessor do Conselheiro do TCEMG Wanderley Ávila, Anderson Tiago Ferreira Santos Sampaio, em coautoria de Ana Luiza Gomes de Araújo, Coordenadora do Colegiado dos Cursos de Especialização da FJP. O artigo intitulado “A Exigência Normativa de se Instalar Equipe de Transição Governamental no Ordenamento Jurídico Brasileiro” pode ser lido, na íntegra, AQUI.
O texto trata da obrigatoriedade da instituição de equipes de transição governamental e a prescindibilidade de lei para sua instituição. As equipes de transição se consubstanciam em processo político-administrativo impositivo aos gestores em decorrência da força normativa dos princípios e das regras constitucionais. Sua importância se destaca pelos deveres de prestação de contas de todo gestor público e pela necessidade de continuidade dos serviços públicos. Atento a esse panorama, o Poder Judiciário, ao atribuir força normativa aos princípios, determina a instituição de equipes de transição governamental ou o acesso à documentação da gestão, independentemente de lei específica. Nessa ordem de ideias destaca-se o Plano Plurianual, como peça orçamentária e de planejamento, que deve ser objeto de conhecimento e discussão pela equipe de transição, tendo em vista que sua vigência não coincide com o mandato eleitoral, adentrando-se no primeiro ano da legislatura seguinte, impactando o início do mandato.
O primeiro volume da revista já se encontra disponível para consulta no site: http://fjp.mg.gov.br/revista-campo-de-publicas-conexoes-e-experiencias/ . O evento de lançamento será na Fundação João Pinheiro, no campus da Pampulha, situado na Alameda das Acácias, 70, com transmissão online, ao vivo, pelo Youtube da Fundação João Pinheiro, no link: https://www.youtube.com/watch?v=iMWj_oD25uU . A abertura do encontro será realizada por Maria Isabel Rodrigues, diretora-geral da Escola de Governo da FJP.
Luiz Gustavo Ribeiro - Coordenadoria de Jornalismo e Redação